MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Veja o passo a passo para você fazer de forma simples a declaração do Imposto de Renda 2022

A declaração do Imposto de Renda 2022 estará disponível para fazê-la até o dia 29 de abril. A Receita estima que sejam entregues mais de 34 milhões de documentos

Veja o passo a passo para você fazer de forma simples a declaração do Imposto de Renda 2022
Divulgação

Victor Meira - [email protected]
Publicado em 19/03/2022, às 15h06

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Entre os meses de março e abril, os contribuintes devem entregar a declaração do Imposto de Renda para Receita Federal. O prazo de apresentação da declaração do Imposto de Renda 2022, ano-base 2021, vai até o dia 29 de abril. A expectativa do Fisco é receber 34,1 milhões de declarações neste ano, número semelhante aos recebidos em 2021.

Milhões de brasileiro ainda têm dúvida em como fazê-la. Por isso, o JC Concursos preparou um pequeno passo a passo de como fazer uma declaração de forma simplificada.

Confira abaixo o passo a passo para fazer a declaração do Imposto de Renda de forma simples e sem dependentes.

Baixe o programa

O primeiro passo para fazer a declaração é baixar e instalar o programa da Receita Federal destinado para preencher a declaração do Imposto de Renda. Entre neste link para baixar o programa do Imposto de Renda 2022.

Documentação

Com o programa instalado, você precisa ter os informes de rendimentos da empresa em que trabalha, instituições financeiras e de outras rendas recebidas no ano passado. 

Declaração ou retificação?

No programa, entre na aba 'nova', escolha a opção “Declaração de ajuste anual”. Escolha 'Iniciar Importando Declaração de 2021' se a sua declaração do ano passado estiver no mesmo computador. Caso contrário, clique em 'Iniciar Declaração em Branco'.

Dados cadastrais

Depois disso, preencha primeiro os dados pessoais, como endereço e CPF. Clique em 'Identificação do Contribuinte', você também deve informar o número do recibo da declaração entregue no ano passado, o número do título eleitoral e a sua ocupação.

No alto da página, clique em 'Declaração de Ajuste Anual Original', para informar que é uma nova declaração. A outra opção, 'Declaração Retificadora', deve ser usada para enviar uma declaração corrigindo uma anterior referente ao mesmo ano.

Rendimentos

Nesta aba, todos os dados informados pelas fontes pagadoras e instituições financeiras precisam ser declarados. Se houver divergências, há possibilidade do contribuinte cair na malha fina.

Você terá que pegar o informe da sua empresa e do banco e declarar os rendimentos do ano passado. Na ficha "Rendimentos tributáveis recebidos de PJ pelo Titular", precisam ser informadas todas as fontes pagadoras e todos os valores recebidos em 2021.

Rendimentos isentos e não tributáveis, como bolsas de estudo e ganhos com a poupança, devem ser informados em ficha específica.

Enquanto que os rendimentos com aplicações financeiras e participação nos lucros e resultados devem ser informados na ficha "Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva".

Bens e direitos

As aplicações financeiras, saldo em conta corrente e bens como imóveis e veículos devem ser informados na ficha "Bens e direitos”, com o valor em reais em 31 de dezembro de 2020 e no final de 2021.

Pagamentos efetuados

Os gastos com despesas dedutíveis e que podem ser comprovadas, como pagamentos com saúde e educação, devem ser declarados na ficha “Pagamentos efetuados”, e precisam ser informados o CNPJ ou CPF da instituição ou do profissional.

Verifique pendências

Depois de preencher as principais informações, há campo para "verificar pendências". Caso algum campo obrigatório não tenha sido preenchido, o próprio programa fará o alerta e indicará o que necessita ser corrigido.

Completa ou simplificada

E por último, escolha o modelo de tributação: por deduções legais, a chamada completa, ou por desconto simplificado. O próprio programa indica a opção mais vantajosa. Assim, a Receita oferece maior valor de restituição ou menor valor de imposto a pagar.

Conta para restituição

Após verificar possíveis pendências, o programa pede para que seja informado o banco, a agência e conta corrente para o depósito. Para quem tiver imposto a pagar, pode parcelar em até oito quotas.

Entregar

O último passo para enviar a declaração do Imposto de Renda é clicar em “Entregar Declaração”, no canto esquerdo inferior da tela. Assim que você clicar, a declaração é salva automaticamente e enviada para o sistema da Receita Federal.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.