MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Vacina contra a gripe no Brasil: confira quem pode se vacinar

A expectativa é que mais de 76 milhões de pessoas recebam uma dose da vacina contra a gripe. A campanha é dividida em duas fases; veja

A expectativa do Ministério da Saúde é que mais de 76 milhões de pessoas recebam uma dose da vacina contra a gripe
A expectativa do Ministério da Saúde é que mais de 76 milhões de pessoas recebam uma dose da vacina contra a gripe - Agência Brasil

Pedro Miranda* | [email protected]
Publicado em 04/04/2022, às 19h36

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Em meio a imunização contra a Covid-19, o Brasil começou nesta segunda-feira (4) a primeira fase da Campanha de Vacinação Contra a Influenza. Cerca de 80 milhões de doses da vacina contra a gripe estão disponíveis em postos de todo o país, e a expectativa do Ministério da Saúde é que mais de 76 milhões de pessoas possam receber uma dose do imunizante.

A campanha foi dividida em duas fases. A primeira, começou nesta segunda e segue até 2 de maio. Já a segunda, será realizada no dia 30 de abril será realizado o ‘Dia D’ da mobilização nacional. O público-alvo nesta primeira fase são pessoas a partir de 60 anos e trabalhadores da saúde.

Também estão aptos para a vacinação as crianças de 6 meses até 5 anos, gestantes, indígenas, professores, pessoas com deficiência e quem tem comorbidades, militares, trabalhadores do transporte, detentos e adolescentes em medidas socioeducativas.

+++Lula pretende tirar militares do governo e realizar novos concursos públicos

Vacina contra gripe previne complicações da doença

O secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache destacou a importância da participação da população na campanha de vacinação contra a influenza durante entrevista coletiva, na quinta-feira (31). Manoel disse que entende a situação da Covid, que estava mais presente ano passado. “Agora pretendemos ter uma bela cobertura na questão da Influenza, que é tão importante quanto".

A vacina contra a gripe, doença com sintomas semelhantes aos do novo coronavírus, pode prevenir complicações da pneumonia e até a morte e evitar que os sistemas de saúde fiquem sobrecarregados. Além da vacina contra a gripe, os postos também irão aplicar vacinas contra o sarampo para crianças de 6 meses a 5 anos.

Os sintomas da gripe incluem febre alta (sintoma mais importante) com duração de três dias, dor muscular, na garganta e cabeça, coriza e tosse. O período de incubação do vírus costuma ser de dois dias, variando de um a quatro dias.

Os sintomas respiratórios, como tosse, tornam-se mais pronunciados à medida que a doença progride e geralmente duram de três a cinco dias após a febre desaparecer.

*Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.