MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

USP vai testar segurança das novas urnas eletrônicas; confira

Ministro da Defesa informa que os testes públicos das urnas eletrônicas foi uma das recomendações feitas pelas Forças Armadas

Urna eletrônica
Urna eletrônica - TSE

Victor Meira | [email protected]
Publicado em 15/07/2022, às 12h25

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo) irá testar o nível de segurança das novas urnas eletrônicas compradas pela Justiça Eleitoral. A informação foi divulgada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na noite da última quinta-feira (14). Os testes dos modelos UE 2020 devem iniciar a partir do mês de agosto. 

Os pesquisadores da Poli tentarão quebrar o sigilo e ainda alterar a orientação dos votos, informa o TSE. Além disso, eles vão simular possíveis formas de ataques aos programas (softwares) e equipamentos (hardware) que compõem o sistema eleitoral.

O TSE aponta que a ação será parecida com aquela que foi feita com os modelos anteriores das urnas eletrônicas, o UE 2015. 

O órgão relata, por nota, que a testagem de amostras dos modelos UE 2020 foi uma das sugestões feitas por órgãos e entidades que integram a Comissão de Transparência das Eleições (CTE). Contudo, o documento não indica quais foram os órgãos que pediram os testes. 

Forças Armadas palpitam sobre testes das urnas eletrônicas

O ministro da Defesa, Paulo Sergio Nogueira, afirmou, ontem (14 durante a audiência pública da Comissão de Fiscalização e Controle do Senado, que colocar as urnas eletrônicas para o Teste Público de Segurança foi uma das sugestões das Forças Armadas consideradas essenciais para  reduzir “toda a pressão, toda a discussão” técnica e política em torno da segurança do sistema eleitoral. 

São propostas plausíveis e exequíveis que não têm nada de outro mundo", relata o ministro. 

Em resposta ao ministro, o TSE diz que os modelos UE 2020 só não foram testados antes porque a entrega começou a ser feita a partir de dezembro de 2021. 

No evento [TPS], são testados os equipamentos já montados, que estejam com o software totalmente desenvolvido e testado pela Justiça Eleitoral”, informou a Corte, assegurando que, ainda assim, “todos os modelos de urnas contam com os mesmos programas, que passam por auditorias antes, durante e depois das eleições”.

*com informações da Agência Brasil 

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.