MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Toyota encerra atividades de fábrica em São Bernardo do Campos

Esta é a terceira fábrica de veículos que anuncia o fechamento em São Paulo. A linha de produção da Toyota será transferida Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz

A linha de produção da Toyota será transferida para unidades em Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz
A linha de produção da Toyota será transferida para unidades em Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz - Divulgação/Toyota

Pedro Miranda* | [email protected]
Publicado em 06/04/2022, às 19h47 - Atualizado às 20h03

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Mais uma fábrica encerra as atividades no Brasil, desta vez foi a Toyota. A empresa anunciou o fechamento da fábrica em São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, na terça-feira (5), onde trabalham cerca de 550 funcionários. De acordo com o comunicado, a linha de produção será transferida para unidades em Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz.

A montadora disse que a mudança será implementada a partir de dezembro e está programada para ser concluída em novembro de 2023. Após a notícia, os trabalhadores da fábrica anunciaram que iriam parar as atividades em protesto e pediram para negociar com a direção da Toyota na tentativa de rever a decisão.

A direção do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC disse estar surpresa com a decisão da empresa e afirmou que o fechamento prejudica não apenas os trabalhadores das próprias fábricas, mas também a rede de fornecedores e empregos indiretos na cidade de São Bernardo.

+++Vínculo empregatício entre motorista e a Uber é reconhecido por juíza de Maceió; entenda

Toyota havia dito que a empresa em São Bernardo dos Campos era produtiva

Ainda de acordo com o sindicato, em reunião recente, a direção da empresa disse que a fábrica era produtiva, competitiva e lucrativa, e não tinha planos de fechá-la. A direção da Toyota disse que o objetivo de transferir a produção de São Bernardo para outras plantas é buscar mais sinergias entre suas unidades produtivas.

A empresa informou ainda que o movimento deverá manter 100% de seu quadro de funcionários e oferecerá vagas em outras unidades fabris. O anúncio ocorre após a montadora anunciar um investimento de R$ 50 milhões em sua fábrica em Indaiatuba (SP), que produz o Sedan Corolla.

A fábrica da Toyota em São Bernardo do Campo foi inaugurada em 1962. De acordo com informações da empresa, o segmento produz peças para a fábrica de motores de Porto Feliz (SP), que atende modelos Etios, Yaris e Corolla, e exporta peças para os Estados Unidos para a montagem de motores Sedan Camry.

*Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.