MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Renegociação de dívidas: Fase 3 do Desenrola vai exigir conta Gov.br; Saiba como criar

Governo federal passa a exigir conta Gov.br para participação da terceira fase do programa de renegociação de dívidas Desenrola Brasil; Saiba tudo

Casal jovem renegocia dívidas
Casal jovem renegocia dívidas - Freepik
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

[email protected]

Publicado em 25/09/2023, às 15h45

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O governo federal inicia nova fase do Desenrola Brasil, nesta segunda-feira (25). O foco são os endividados que possuem renda de até dois salários mínimos (R$ 2.640) ou inscritos no CadÚnico com dívidas de até R$ 5 mil. A exigência é a criação de uma conta na plataforma Gov.br. 

Com isso, para participar será necessário ter uma conta no portal nos níveis prata ou ouro. Segundo a União, esse é um passo que desempenha papel crucial e representa uma verificação que valida a identidade digital de cada cidadão. 

Com essa autenticação, os brasileiros podem acessar com segurança uma ampla variedade de serviços digitais, que atualmente ultrapassam a marca de quatro mil. É importante destacar que este serviço é gratuito e acessível a todos os cidadãos brasileiros.

Assim, a habilitação sistema não apenas simplifica o processo de negociação de dívidas, mas também proporciona uma base segura para a identificação digital, abrindo portas para uma ampla gama de serviços digitais essenciais para os cidadãos do Brasil.

+ LIBERADO calendário de setembro do INSS para aposentados e pensionistas

Saiba como criar login no Gov.br

O processo para criar login de cadastro é conduzido diretamente por meio do portal do governo federal, simplificando o acesso a uma ampla gama de serviços. Para realizar o cadastro, siga estas etapas simples:

  • Acesse o site oficial do governo federal em www.gov.br;
  • Selecione a opção "Entrar com gov.br";
  • Insira seu CPF e clique em "Continuar" para criar ou atualizar sua conta.

Ao concluir o cadastro, o cidadão preenche um formulário de informações básicas. Esses dados podem ser validados junto à Receita Federal ou ao INSS, garantindo a precisão e a segurança das informações. É importante observar que, inicialmente, o formulário permite apenas a obtenção do nível Bronze de conta.

Para elevar o nível de sua conta para Prata, existem diversas opções disponíveis. Os cidadãos podem optar por realizar a biometria facial usando sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), serem servidores públicos federais ou efetuarem o login por meio de um banco credenciado.

Entre os bancos participantes, estão o Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob, Santander, Itaú, Agibank, Sicredi e Mercantil do Brasil. É fundamental que o devedor tenha seu número de telefone registrado no banco para receber a confirmação de acesso via SMS.

Já a conta Ouro requer uma etapa adicional de validação. Os usuários podem realizar o reconhecimento facial através do aplicativo, permitindo a verificação de sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE) ou utilizando o QR Code de sua Carteira de Identidade Nacional. Também é possível validar a conta com um Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.