A apresentação do relatório sobre o orçamento, de autoria do senador Marco do Val (Podemos-ES), indica reajuste salarial dos servidores e qual data ele pode ser aplicado
Victor Meira | [email protected]
Publicado em 27/06/2022, às 14h53
Ao que tudo indica, parece que a novela do aumento salarial dos servidores vai finalmente se encerrar. O senador Marcos do Val (Podemos-ES) apresentou o relatório final da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO - PLN 5/22). O documento autoriza a reestruturação e recomposição salarial da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Penitenciária, além das polícias Civil e Militar e bombeiros militares do Distrito Federal.
Marcos do Val entende que a autorização prévia do reajuste salarial para este categoria de servidores é fundamental devido "a importância da segurança pública no contexto das funções típicas de Estado".
+INSS: novo grupo recebe benefício de junho. Veja quem tem direito
Além disso, o relatório aponta que foi autorizado o provimento de cargos e funções relativos aos concursos públicos vigentes dessas carreiras, até o montante das quantidades e dos limites orçamentários da lei orçamentária para 2023.
LEIA TAMBÉM
Contudo, o senador ainda exige no documento que os quantitativos sejam discriminados por carreira para aumentar a transparência dos gastos públicos em contratações de novos servidores.
Apesar do relatório permitir o aumento salarial de servidores, o documento não permite reajustar o auxílio-alimentação ou refeição e da assistência pré-escolar em percentual superior à variação acumulada do IPCA desde a última revisão de cada benefício.
+Governo SP anuncia redução do ICMS da gasolina; Veja qual será o desconto do combustível
Vale lembrar que o governo federal cogitou aumentar o valor de benefícios secundários como o auxílio alimentação e/ou refeição para promover um reajuste na remuneração dos servidores sem furar o teto de gastos.
Ainda que o documento seja elaborado em meados de 2022, o reajuste salarial só poderá ser aplicado no ano que vem, uma vez que o projeto de lei orçamentária (LOA) é elaborado no ano anterior ao vigente.
*com informações da Agência Câmara de Notícias
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.