MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Receita Federal pagará R$ 210 milhões de restituição até 31/03. Veja como consultar

Segundo a Receita Federal, mais de 212 mil pessoas poderão resgatar valores em restituição do imposto de renda

Celular com o app da Receita Federal
Celular com o app da Receita Federal - Divulgação

Victor Meira - [email protected]
Publicado em 24/03/2022, às 09h52

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Receita Federal informa que deve pagar R$ 210 milhões em restituição de imposto de renda para 212 mil pessoas. Inclusive, já está aberta a consulta ao lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física de março.

A consulta pode ser feita a partir das 10h, no site da Receita Federal. Para fazê-la, basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Além disso, é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal (disponível para Android e iOS).

Apesar da consulta já estar disponível, o pagamento será feito apenas em 31 de março, na conta informada na declaração do Imposto de Renda. 

Segundo a Receita, 212,7 mil contribuintes que declararam em anos anteriores foram contemplados. Desse total, 2,7 mil têm mais de 80 anos, 21,5 mil têm entre 60 e 79 anos, 2,1 mil têm alguma deficiência física, mental ou doença grave e 7,5 mil têm o magistério como principal fonte de renda. 

Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. 

Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.