MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Médicos peritos aderem à Greve do INSS e paralisação começa a partir de hoje; saiba mais

Além dos servidores, os médicos peritos também aderiram a Greve do INSS, a paralisação por tempo indeterminado começa a partir desta quarta-feira (30)

Médicos peritos aderem a Greve do INSS e paralisação começa a partir de hoje
Médicos peritos aderem a Greve do INSS e paralisação começa a partir de hoje - Agência Brasil

Jean Albuquerque | [email protected]
Publicado em 30/03/2022, às 15h57

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Assim como os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os médicos peritos também aderiram à Greve do INSS por tempo indeterminado, a partir desta quarta-feira (30). O usuário precisa ficar atento e tentar reagendar os serviços por meio do Meu INSS — que está fora do ar hoje — ou se dirigir a uma agência física da previdência social para tentar ter acesso ao serviço. 

Os peritos e outros servidores reivindicam o reajuste salarial de 19,9%, para repor as perdas inflacionárias desde 2019, além de a fixação de no mínimo 12 atendimentos presenciais por dia, a distribuição de agendamentos entre os profissionais dos turnos da manhã e tarde, de forma igualitária, com direito a feriados e recessos e o fim do espaço na agenda. 

+++ Greve INSS: Meu INSS fica fora do ar durante paralisação e usuários são prejudicados

Greve do INSS: sistema fora do ar prejudica usuários 

Ao ficar fora do ar o serviço digital, os segurados do INSS reclamam por não conseguir reagendar perícias médicas e outros procedimentos presenciais Os servidores estão em greve desde a semana passada, quando foi anunciada a chamada Operação Apagão. 

O jornal Folha de São Paulo, na manhã de hoje, tentou ter acesso ao sistema em diversos dispositivos, pelo site e pelo aplicativo, o acesso ao “Meu INSS”, chegou a travar após o login. A reportagem do JC Concursos também tentou ter acesso a aplicação, mas logo após ter feito o login a plataforma também apresentou erro. 

Os peritos paralisaram as atividades hoje pela manhã nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Sergipe. De acordo com a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasp), 23 estados e o Distrito Federal já estão em greve. 

O que fazer para não perder o benefício? 

Os segurados que precisam dos serviços presenciais para não perder o benefício têm que ficar atentos. A presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Adriane Bramante, em entrevista a um jornal, orientou o segurado a comparecer na agência no dia e hora agendados, para não correr o risco de perder o benefício. 

No caso do sistema “Meu INSS” continuar fora do ar e o segurado não ser atendido, o IBDP orienta que o usuário tente remarcar o procedimento presencialmente se dirigindo a uma agência. 

Associação dos peritos orienta segurados sobre atendimentos 

A Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP) divulgou uma nota em seu site informando que os representantes da categoria se reuniram virtualmente com membros do governo. Já que o encontro terminou sem acordo, os médicos peritos decidiram deflagrar greve. 

A orientação da ANMP é de que todos os peritos paralisem suas atividades, mas pode haver locais em que os atendimentos estejam sendo feitos normalmente.

A Portaria nº 922, de 06 de setembro de 2021, estipula que, no caso do atendimento não realizado por indisponibilidade nas agências, como no caso de greves, o INSS deve reagendá-lo automaticamente, sem a necessidade de solicitação por parte do usuário.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.