Levantamento realizado pelo Serasa em parceria com Banco Pan, divulgado nesta terça (7), mostra que trabalhadores pensar em usar FGTS para comprar imóvel
Jean Albuquerque | [email protected]
Publicado em 07/06/2022, às 18h29
Uma pesquisa realizada pelo Serasa em parceria com o Banco Pan, divulgada nesta terça-feira (7) na capital de São Paulo, aponta que a maioria dos trabalhadores pensam em utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para comprar um imóvel. Veja detalhes.
De acordo com o levantamento, 45% dos trabalhadores com carteira assinada afirmaram que pensam em utilizar o saldo do FGTS para adquirir um imóvel. Já 33% disseram que pretendem usar os recursos do fundo para montar um negócio, 17% para pagar dívidas e outros 10% pretendem usar o resgate para limpar o nome. Além daqueles que utilizam os valores para solicitar empréstimo, já que os juros costumam ser menores.
Já viu? +++ Servidores podem ficar sem reajuste este ano; veja o que Bolsonaro disse sobre o aumento
Mesmo o levantamento mostrando que 92% dos trabalhadores afirmaram conhecer o FGTS, existem 33% que dizem não saber como utilizar o dinheiro. Segundo a pesquisa, os entrevistados desconhecem as opções: “para fazer empréstimos” (64%) e “sacar o saldo após 70 anos de idade” (58%).
LEIA TAMBÉM
Outros 38% dizem não saber o valor do seu saldo do FGTS, dentre eles, 16% não sabem que é possível consultar o saldo na Caixa Econômica Federal. Aqueles que consultaram os valores, 40% têm até R$ 1.000 de saldo e 51% até R$ 2.500.
Quando perguntado sobre investimento, 43% dos trabalhadores afirmaram que o FGTS tem pouca rentabilidade e 39% consideram o FGTS como uma boa reserva para o futuro. Além disso, cerca de 33% só pretendem sacar em caso de extrema necessidade.
O responsável pelo Instituto Opinion Box, empresa responsável pela pesquisa, Felipe Sharpers, em entrevista à Agência Brasil, disse que a pesquisa é importante para entender qual a relação dos trabalhadores brasileiros com o FGTS.
"Fica claro que há uma parcela significativa de pessoas que não têm um conhecimento de como utilizar esse recurso. É importante esclarecer todas as questões para o consumidor para que ele possa tomar uma decisão, porque esse é um dinheiro dele e que poderia ser utilizado para aliviar sua vida financeira", disse Sharpers.
Para a realização da pesquisa, foram entrevistados 2.132 trabalhadores com registro em carteira no regime CLT, entre 12 e 22 de abril.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.