MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Maioria dos empreendedores brasileiros não têm curso superior

Também aumentou o número de empreendedores que se declaram não alfabetizados. Cenário reflete a realidade da educação superior no país, diz especialista

Aumenta o número de empreendedores que se declaram não alfabetizados
Aumenta o número de empreendedores que se declaram não alfabetizados - Agência Brasil
Pedro Miranda

Pedro Miranda

[email protected]

Publicado em 13/11/2023, às 20h55

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Uma pesquisa abrangente conduzida pelo Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos (Ceape Brasil), envolvendo 26 mil empreendedores em diferentes estados brasileiros, revela uma realidade marcante sobre a relação entre educação e empreendedorismo no país. Conforme o levantamento, 87% dos entrevistados não concluíram ou sequer estavam cursando faculdade até julho de 2023, um dado que permaneceu praticamente constante desde 2019, quando esse percentual era de 88%.

Contudo, o estudo aponta um aumento no número de microempreendedores que concluíram o segundo grau, passando de 43% em 2019 para 46% em 2023, enquanto aqueles com o primeiro grau incompleto diminuíram de 21% para 16%.

O presidente da Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), César Silva, comenta que os números refletem a realidade da educação superior no país, destacando que existem mais de 35 milhões de vagas disponíveis, mas apenas 2,5 milhões de ingressantes por ano.

Aumenta o número de empreendedores que se declaram não alfabetizados

A alta taxa de evasão durante os cursos é apontada como um dos principais desafios, sendo a falta de conexão entre o ensino superior e as demandas do mercado de trabalho um dos principais motivos.

Silva sugere que uma medida positiva para preparar melhor os futuros empreendedores, seria o aumento do número de cursos técnicos. Ele observa que, ao contrário de países desenvolvidos, o Brasil tem menos de 10% dos jovens estudantes do ensino médio envolvidos em educação profissional.

O levantamento também destaca o aumento de um ponto percentual no número de empreendedores que se declaram não alfabetizados, atingindo 5% em 2023. Claudia Cisneiros, diretora-executiva do Ceape Brasil, expressa preocupação com essa situação, especialmente no que diz respeito à gestão do empreendimento, onde o conhecimento é essencial.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.