MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Lula propõe criar o Orçamento Participativo, para população votar verbas públicas. Entenda

Ao ser questionado sobre compra de votos no Congresso, durante debate na Band, ex-presidente Lula afirma que irá criar o Orçamento Participativo; veja

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante dabate realizado na Band ontem (16)
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante dabate realizado na Band ontem (16) - Reprodução Youtube - Lula afirma em debate propor Orçamento Participativo
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

[email protected]

Publicado em 17/10/2022, às 16h13

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O primeiro debate do segundo turno das eleições 2022, entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), foi realizado neste domingo (17) e exibido pela TV Bandeirantes. Questionado por um jornalista, o petista afirmou que propõe a criação do Orçamento Participativo

O jornalista Josias de Souza, do UOL, questionou sobre a compra de votos no Congresso Nacional e o futuro do orçamento secreto. Lula afirmou que irá criar um orçamento com a participação da população, já Bolsonaro defendeu sua relação com as Casas Legislativas, e afirmou que parlamentares do PT também receberam emendas do orçamento secreto. 

+ Real Digital: unidades da moeda virtual podem ser criadas nesta quinta (20); veja

O que é o Orçamento Participativo?

O Orçamento Participativo (OP) trata-se de um mecanismo da democracia participativa para que a população possa participar ou decidir sobre os orçamentos públicos. O que já acontece com o orçamento de prefeituras municipais, no qual também participa a comunidade na determinação de destinação de verbas para a localidade. 

Com isso, em tese, a sociedade passa a ter poder decisivo sobre o dinheiro da União, fazendo com que a elite burocrática perca esse privilégio. No orçamento participativo, o governo consulta o público sobre suas necessidades prioritárias e o que deve ser incluído na lei orçamentária anual por meio de reuniões abertas à sociedade. 

Desde meados da década de 1980, alguns governos municipais adotaram esse método de execução orçamentária e, geralmente, não há lei que estipule esse método de elaboração orçamentária. O encontro é organizado pela prefeitura municipal e realizado em vários bairros da cidade. A comunidade escolhe a agenda de necessidades e seleciona as prioridades aceitas pelo município com base nos critérios.

Neste caso, a implementação do Orçamento Participativo vai surgir com a redemocratização e a Constituição de 1988, ao ser estimulada a participação da população para que pudessem ser definidas as políticas governamentais. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.