MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Lira propõe taxação de lucros da Petrobras diante do aumento nos preços

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira,

Lira propõe taxação de lucros da Petrobras diante do aumento nos preços
Agência Brasil

Victor Meira | [email protected]
Publicado em 17/06/2022, às 15h32

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A repercussão do reajuste nos preços dos combustíveis feito pela Petrobras segue quente no meio político. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou que irá se reunir com os líderes partidários da Casa Legislativa para debater um aumento dos tributos nos lucros da Petrobras. Além disso, eles vão avaliar alterações na política de preços da estatal. 

A Petrobras anunciou um aumento de 5,18% na gasolina e 14,26% no diesel.

Diante do cenário atual, Lira pediu a renúncia do presidente da petrolífera, José Mauro Ferreira Coelho. "Estamos perplexos. Claramente esse anúncio é uma retaliação pela sua demissão. Está fazendo mal ao Brasil e à economia brasileira", disse Lira. 

Vale lembrar que o governo chegou até anunciar a demissão de Coelho no final de maio, porém a troca no comando da Petrobras depende de uma nova assembleia de acionistas. 

Por conta da escalada nos preços dos combustíveis, Lira quer conversar com os líderes partidários para dobrar a taxação sobre os dividendos da Petrobras, além de alternativas em relação à política de preços da companhia, que hoje é dolarizada e depende da precificação do barril de petróleo no mercado internacional. "A Petrobras não dá um sinal a diminuir seu lucro de 30%, está trabalhando para pagar dividendos a fundos de pensão internacionais. Não custava nada esperar resultados do que estamos fazendo para diminuir a inflação para os mais vulneráveis antes de anunciar novos aumentos", criticou.

Com a tributação nos lucros da Petrobras, o presidente da Câmara quer enviar os novos ganhos para a população ou até mesmo criar um "voucher combustível para caminhoneiro e taxistas".

Câmara aprova ICMS para reduzir preços nos combustíveis

Na última quarta (15), a Câmara aprovou o PLP 18/22, que torna os combustíveis serviços essenciais e limita a tributação de ICMS sobre o produto. O presidente da Casa criticou a "falta de sensibilidade" do conselho diretor da Petrobras pelo anúncio do aumento em meio a essa discussão. "Isso faz com que tenhamos que tomar medidas mais duras contra a Petrobras", afirmou.

*com informações da Agência Câmara de Notícias

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.