MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Inflação volta a subir em maio, puxada pela gasolina: cuidado com o bolso

IBGE divulga nesta terça-feira (28) dados do IPCA referentes ao mês de maio; prévia da inflação subiu para 0,44% em maio, influenciada pela gasolina

Frentista abastece veículo
Frentista abastece veículo - Agência Brasil
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

[email protected]

Publicado em 28/05/2024, às 18h40

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A prévia da inflação oficial do Brasil subiu para 0,44% em maio, mais do que o dobro do mês anterior (0,21%). Esse aumento, o maior desde fevereiro, é impulsionado principalmente pelo preço da gasolina, que subiu 1,9% no período e contribuiu com 0,09 ponto percentual (p.p.) para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15). Os dados foram divulgados nesta terça-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Essa alta interrompe a sequência de 2 quedas consecutivas do IPCA-15 e coloca o índice dentro da meta do governo, que é de 3% com tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos. No acumulado de 12 meses, a inflação está em 3,70%, abaixo dos 3,77% dos 12 meses anteriores.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

O setor de transportes, com a gasolina como principal vilão, foi o que mais pressionou a inflação em maio. Além da gasolina, as passagens aéreas também tiveram alta significativa, de 6,04%. Já no setor de saúde e cuidados pessoais, a alta foi puxada pelos produtos farmacêuticos, que subiram 2,06% após a autorização do governo para reajuste de até 4,50% nos preços a partir de 31 de março.

+ Veja o funcionamento dos bancos no país durante o feriado de Corpus Christi

Vale destacar que a metodologia para cálculo do IPCA-15 é a mesma do IPCA, a inflação oficial do país. A diferença reside no período de coleta dos preços, que para a prévia de maio foi entre 16 de abril e 15 de maio. O índice considera uma cesta de produtos e serviços para famílias com renda entre um e 40 salários mínimos.

A coleta de dados para a prévia de maio foi impactada pelas inundações na região metropolitana de Porto Alegre. Diante da calamidade, os pesquisadores do IBGE precisaram intensificar a coleta por meios remotos, como telefone e internet.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.