MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Guerra na Ucrânia: novas sanções são aplicadas contra Rússia e Bielorrúsia

Novas sanções são aplicadas a Rússia e Biolorrúsia por causa da Guerra na Ucrânia; em assembléia geral da ONU países votaram pela condenação da Rússia

Novas sanções são aplicadas a Rússia e Biolorrúsia por causa da Guerra na Ucrânia
Novas sanções são aplicadas a Rússia e Biolorrúsia por causa da Guerra na Ucrânia - Divulgação

Jean Albuquerque | [email protected]
Publicado em 02/03/2022, às 20h59

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Uma semana desde do início da ofensiva militar do exército russo contra os ucranianos, novas sanções são anunciadas nesta quarta-feira (2) contra a Rússia e Bielorrúsia por conta da guerra na Ucrânia. Neste caso, as medidas devem afetar as empresas que atuam no setor de Defesa do país euroasiático. 

As medidas restritivas que foram aplicadas pelos Estados Unidos impõem também restrições às importações de bens tecnológicos do principal aliado russo, a Bielorrúsia, cujo território tem sido usado pelo exército russo para promover ataques contra ucranianos. 

+ Rússia é condenada em reunião da ONU por guerra na Ucrânia. Veja como votou os países

EUA impõem novas sanções contra Rússia e Bielorrúsia

De acordo com comunicado oficial da Casa Branca, os Estados Unidos irão tomar medidas para responsabilizar a Bielorrúsia por conceder a invasão da Ucrânia por Putin. As medidas têm como objetivo enfraquecer o setor de defesa russo e o seu poderio militar nos próximos anos, além de promover o ataque às fontes de riqueza da Rússia e banir as companhias russas de usar o espaço aéreo americano. 

Na noite de ontem (1) foi anunciado o fechamento do espaço aéreo dos EUA para aeronaves russas. O pronunciamento foi feito pelo presidente Joe Biden, durante discurso na sede do Congresso estadunidense, o Capitólio. Com a aplicação da medida, os Estados Unidos se somam a mais de 30 países que já fecharam o espaço aéreo para os russos. Veja sanções:

  • Bloqueio de 22 empresas russas do setor de Defesa
  • Restrições às exportações de tecnologia

O governo americano informou que os parceiros e aliados não têm interesse estratégico em reduzir o fornecimento global de energia. “Mas nós e nossos aliados e parceiros compartilhamos um forte interesse em degradar o status da Rússia como principal fornecedor de energia ao longo do tempo", informou. 

Rússia é condenada em reunião da ONU

Os países ligados à Organização das Nações Unidas (ONU) se reuniram em sessão extraordinária nesta quarta-feira (2) para votar sobre a condenação da Rússia por promover a guerra na Ucrânia. A resolução que não tem poder legal pede que a Rússia retire suas tropas do país do Leste Europeu, mas possui poder político e evidencia o isolamento russo. 

O secretário-geral da ONU, Antônio Guterres, falou sobre a resolução que condenou as fortes ofensivas militares na Ucrânia. Após a aprovação, o representante das Nações Unidas defende que a decisão repete uma verdade central: “o mundo quer o fim do sofrimento na Ucrânia". 

Das nações presentes na reunião, 141 países votaram a favor da resolução que condena a Rússia na guerra na Ucrânia, cinco votaram contra e 35 países se abstiveram. Neste caso, o Brasil votou a favor da condenação, já a China se absteve. 

Votaram contra a resolução: Rússia, Bielorrússia, Síria, Coreia do Norte e Eritreia.

* Com Agência Brasil 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.