MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Governo divulga Mapa do Turismo Brasileiro com registro de 2.542 cidades; confira

O relatório reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento. As cidades do país são classificadas no Mapa Turístico Brasileiro

As cidades do país são classificadas de A a E no Mapa Turístico Brasileiro
As cidades do país são classificadas de A a E no Mapa Turístico Brasileiro - Agência Brasil

Pedro Miranda* | [email protected]
Publicado em 29/03/2022, às 19h12

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O governo lançou a nova versão do Mapa do Turismo Brasileiro. O instrumento reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e ações para promoção do setor em cada região turística do país. Foram registradas 2.542 cidades distribuídas em 322 regiões turísticas na relação em 2022.

A plataforma do Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (Sismapa) recebeu 2.822 solicitações de atualização de dados ou novos cadastros de prefeituras entre os meses de fevereiro e março de 2022. Esses registros são aprovados pelos gestores estaduais de turismo e posteriormente verificados pelo Ministério do Turismo.

A partir deste ano, os gestores municipais de turismo podem atualizar as informações ou se cadastrar no município a qualquer momento, ao invés de a cada dois anos, como acontecia no processo anterior de elaboração de mapas turísticos. Por meio dessa medida, a plataforma de upgrade permanece aberta durante todo o ano.

+++INSSS: Critérios de benefícios serão atualizados; veja as mudanças

Entenda como funciona o Mapa do Turismo Brasileiro

O mapa do turismo reúne cidades com ocupações turísticas genuínas ou influenciadas pelo turismo. O objetivo é orientar a definição de políticas públicas, incluindo, por exemplo, a destinação de recursos do Ministério do Turismo para engenharia de infraestrutura e a oferta de cursos de qualificação profissional.

As cidades do país são classificadas de A a E no mapa turístico. Essa classificação leva em consideração o desempenho econômico do turismo de acordo com uma série de variáveis. Estes incluem o número de estabelecimentos de hospedagem e empregos, estimativas de visitantes nacionais e internacionais e impostos federais sobre meios de hospedagem.

No início de fevereiro, a Bahia foi o primeiro estado a concluir o processo de cadastro com informações e certificação, após a abertura do Sismapa. O estado com maior número de cidades verificadas é Minas Gerais, com 567 registros. Os 280 municípios não contemplados na primeira fase ainda podem ajustar ou complementar informações para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro.

*Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.