MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Governo aprimora Celular Seguro com cadastro mais simples e alertas flexíveis

Mudanças visam melhorar a eficácia do programa contra furtos e roubos de smartphones. Usuários precisam atualizar os aplicativos para acessar esses novos recursos

Programa atua como um botão de emergência que aciona a Anatel
Programa atua como um botão de emergência que aciona a Anatel - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

[email protected]

Publicado em 09/04/2024, às 21h11

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O governo federal anunciou uma atualização significativa no programa Celular Seguro, um serviço lançado há três meses para coibir furtos e roubos de smartphones. Agora, para facilitar o cadastro, os usuários só precisam fornecer informações básicas, como número de telefone, nome da operadora e marca do aparelho.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

Uma das principais mudanças é a extensão do prazo para notificar perda ou roubo pelo aplicativo, dando aos usuários até quinze dias para realizar esse processo. Além disso, agora é possível escolher quais dados serão bloqueados no telefone em caso de incidente.

O programa atua como um botão de emergência que aciona a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras de telefonia e os bancos rapidamente para evitar que criminosos tenham acesso aos dados do aparelho.

Segundo o Ministério da Justiça, essas atualizações foram feitas com base nas demandas dos usuários e parceiros, simplificando o sistema e tornando os alertas mais efetivos.

Os usuários que acessam o programa por meio de aplicativos para Android e iPhone (iOS) precisarão atualizar para a nova versão para aproveitar esses benefícios. Também é possível utilizar a ferramenta por meio de navegadores de internet, acessando o site

Principais mudanças detalhadas:

Cadastro simplificado: Os usuários agora só precisam preencher campos essenciais, como número de telefone, nome da operadora e marca do aparelho. Detalhes como modelo e IMEI não são mais necessários.

Alerta aprimorados: Os usuários podem emitir alerta para ocorrências dos últimos 15 dias e escolher entre modalidades de alerta, como bloqueio do aparelho/linha, outros bloqueios ou ambas as opções. Também recebem uma notificação de confirmação antes de emitir o alerta, evitando acionamentos acidentais.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.