MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Governo alerta: quase oito milhões de famílias não estão usando a tarifa social de energia

Dos 24,9 milhões de famílias aptas para receber o benefício, apenas 17,05 milhões o utilizam. Apesar de criada em 2002, muitas famílias ainda não aproveitam esse benefício

Apesar de criada em 2002, muitas famílias ainda não aproveitam esse benefício
Apesar de criada em 2002, muitas famílias ainda não aproveitam esse benefício - Canva/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

[email protected]

Publicado em 26/03/2024, às 21h55

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Apesar dos descontos de até 100% na conta de luz oferecidos pela Tarifa Social de Energia Elétrica, quase oito milhões de famílias de baixa renda no Brasil não estão aproveitando esse benefício. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), dos 24,9 milhões de famílias aptas para receber a Tarifa Social, apenas 17,05 milhões estão usufruindo do desconto.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp 

Os dados de fevereiro de 2024 revelam uma oportunidade perdida para muitas famílias que poderiam economizar significativamente em suas contas de energia. A Tarifa Social é concedida automaticamente às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), mas também pode ser solicitada nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras).

Enquanto alguns estados, como Ceará, Paraíba e Alagoas, apresentam uma utilização significativa do desconto, outros, como Amazonas, Distrito Federal e Santa Catarina, têm uma adesão consideravelmente menor.

Criada em 2002, a Tarifa Social beneficia famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, bem como aquelas com renda mensal de até três salários mínimos que tenham pessoas com deficiência ou idosos acima de 65 anos que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Os descontos variam conforme o consumo de energia, indo de 65% a 100% para famílias de baixa renda e até 40% para famílias indígenas e quilombolas cadastradas no Cadastro Único. Esta é uma oportunidade importante para essas famílias reduzirem seus custos mensais e aumentarem sua qualidade de vida, mas muitas ainda não estão aproveitando esse benefício.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.