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Golpistas se passam por assistente virtual do INSS no Whatsapp para roubar dados; entenda

INSS alerta que criminosos chegam a fornecer número de contrato aos segurados para se passar pela central de atendimento. Veja dicas para evitar golpe

A central de atendimento do INSS não entra em contato pelo WhatsApp para “conversar” ou solicitar informações
A central de atendimento do INSS não entra em contato pelo WhatsApp para “conversar” ou solicitar informações - Agência Brasil

Pedro Miranda* | [email protected]
Publicado em 22/03/2022, às 17h01

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Golpistas estão entrando em contato com beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) como se fossem uma suposta “Central de atendimento” para roubar dados pessoais. Em alguns casos, a imagem da assistente virtual do órgão ‘Helô’ também é utilizada. As abordagens têm ocorrido pelo aplicativo de mensagem de celular, o WhatsApp.

O INSS orienta a todos que, caso recebam esse tipo de contato, façam o bloqueio imediatamente e não forneçam nenhuma informação como dados pessoais, fotos ou documentos. O órgão alerta ainda que para transmitir credibilidade, os criminosos chegam a fornecer o número de contrato aos segurados.

Em caso de tentativas de golpes é importante fazer a denúncia à Ouvidoria pela internet ou pelo telefone 135. Se tiver sofrido um golpe, registre um Boletim de Ocorrência e comunique aos órgãos envolvidos (por exemplo, o próprio INSS e o banco em que recebe o benefício, se for o caso).

Confira algumas dicas para evitar cair no golpe

A Helô é um plantão de dúvidas que pode ser acessado apenas pelo Meu INSS e nunca entra em contato com o segurado pelo WhatsApp para “conversar” com ela ou solicitar informações pelo aplicativo de mensagens. No aplicativo Meu INSS, e apenas lá, a Helô irá solicitar apenas duas informações para iniciar o atendimento: nome e CPF. E só depois solicita o envio dos dados pessoais, fotos ou documentos.

Veja as dicas 

  • Mantenha sempre atualizados os seus dados de contato, como telefone, e-mail e endereço. Isso deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135;
  • Caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do INSS, não atenda a solicitação, desligue a ligação e bloqueie o contato;
  • O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos;
  • O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links, nem pede documentos pelo SMS.
  • Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135.
  • A pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento: aplicativo/site Meu INSS ou agência da Previdência Social (com agendamento);
  • É bom saber que quando alguém liga para o telefone 135 ou é atendido pelo chat humanizado da Helô, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou ou acessou o chat;

*Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

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