MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Gabriel Monteiro: Conselho de ética solicita cassação de mandato do vereador do PL

Defesa de Gabriel Monteiro tem cinco dias úteis para alegações finais. Caso seja eleito como deputado federal, o processo poderá ser adiado por anos

Veja as acusações contra Gabriel Monteiro
Veja as acusações contra Gabriel Monteiro - Reprodução/Instagram @gabrielmonteiropm

Pedro Miranda* | [email protected]
Publicado em 02/08/2022, às 19h39

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Conselho de Ética da Câmara Municipal do Rio de Janeiro solicitou a cassação do mandato parlamentar do vereador Gabriel Monteiro (PL) nesta terça-feira (2). A apresentação do relatório final foi realizada após reunião dos membros, durante entrevista coletiva de imprensa. O relator, deputado Chico Alencar (Psol), destacou as qualidades exigidas por quem tem mandato parlamentar, que são incompatíveis com a atuação de Monteiro.

De acordo com o relatório apresentado, Gabriel Monteiro cometeu ou ordenou a execução de atos deploráveis ​​que não estavam de acordo com o protocolo parlamentar. Entre eles, as filmagens fazendo sexo com uma menor de 15 anos na época. Além disso, vídeos postados no canal dos vereador expuseram de forma vexatória crianças que estariam em uma situação em que precisavam de ajuda.

Há também violência física e vexatória de pessoas em situação de rua, como um homem na Lapa que foi estimulado a roubar a bolsa de uma mulher, e depois reprimido pela equipe do vereador, incluindo policiais militares. De acordo com o relatório, houve ainda assédio moral e sexual contra assessores, homens e mulheres, de seu mandato. Finalmente, o relatório incluiu alegações de estupro por quatro mulheres da equipe dele.

+++Mercado de Trabalho: conheça as profissões em alta e com os melhores salários

Defesa de Gabriel Monteiro tem cinco dias úteis para alegações finais

A partir de agora, foram abertos cinco dias úteis para as alegações finais de defesa do acusado. As opiniões do relator serão submetidas à deliberação do comitê de ética no prazo de cinco dias úteis, e a aprovação será considerada aprovada pela maioria absoluta dos membros.

Uma vez concluído o procedimento do Conselho, com parecer favorável à representação, o processo será encaminhado à Mesa Diretora e incluído na Ordem do Dia. As penas são decididas por votação pública no plenário, com voz dos parlamentares e da defesa durante a sessão, por dois terços dos deputados (34 votos) em caso de reversão, e por maioria absoluta em caso de suspensão .

No entanto, mesmo que tenha sido cassado como vereador, Gabriel Monteiro pode acabar impune, inclusive na área criminal, pois vai se candidatar a deputado federal e, caso seja eleito, as acusações contra ele colidirão na prerrogativa de foro, o que pode atrasar o processo por anos. A Agência Brasil entrou em contato com a assessoria de Gabriel Monteiro que aponta que a defesa só vai se manifestar após a análise do relatório.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.