MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Enem 2021: Quem pediu reaplicação do exame já pode consultar resultado; Confira

As provas do Enem 2021 para quem pediu a reaplicação do exame estão agendadas para o dia 09 e 16 de janeiro

Enem 2021: liberado consulta para fazer reaplicação do exame
Enem 2021: liberado consulta para fazer reaplicação do exame - JC Concursos

Victor Meira - [email protected]
Publicado em 14/12/2021, às 14h45

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou a consulta do pedido de reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021). Os candidatos podem verificar na Página do Participante. Os estudantes aprovados na análise terão a possibilidade de participar das provas nos dias 09 e 16 de janeiro. 

Quem teve algum problema logístico, de infraestrutura ou sintomas de doenças infectocontagiosas, como a covid-19, tem a oportunidade de fazer o Enem no início de 2022. 

Além disso, nas datas da reaplicação do Enem também serão feitos o exame para as Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021 e para os que se inscreveram entre 14 e 26 de setembro, após nova oportunidade destinada aos isentos da taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020. O Inep aplicou o Enem 2021 (impresso e digital) em 21 e 28 de novembro.

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas, o exame tem sido uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Segundo O Inep, instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Além das instituições de ensino privadas e públicas, o Enem também disponibiliza oportunidades em universidade portuguesas, que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. 

*com informações da Agência Brasil e Inep

+++Acompanhe as principais informações sobre os benefícios sociais do JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.