MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Cuidado! Receita Federal alerta para site falso de leilões eletrônicos

Receita Federal usou as redes sociais nesta quarta (22) para alertar sobre site falso que simula sistema leilões eletrônicos; Veja como evitar fraudes

Fachada da Receita Federal
Fachada da Receita Federal - Agência Brasil - Site falso simula leilões
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

[email protected]

Publicado em 22/03/2023, às 19h57

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Receita Federal usou as redes sociais nesta quarta-feira (22) para alertar sobre site falso de leilões eletrônicos. O endereço eletrônico fraudulento simula o Sistema de Leilão Eletrônico oficial da instituição. 

Embora pareça o site da Receita, por utilizar do logotipo e seja visualmente semelhante, o órgão federal reitera que se trata de uma fonte não confiável. Além disso, o site do sistema de leilões é o gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/leilao.

"A fim de se assegurar que está consultando o site correto da Receita Federal, verifique se no endereço (URL), assim como o de todos os sítios governamentais, há a extensão '.gov.br'", acrescentou a Receita. 

+ Copom mantém taxa de juros praticada desde agosto de 2022; a maior em seis anos

Saiba como evitar fraudes 

Antes de dar o próximo passo e efetivar um ótimo negócio é importante ter atenção e pesquisar com antecedência sobre o site escolhido para fazer a compra. Por isso, pesquise a empresa responsável pelo endereço eletrônico. 

Neste caso, confira o histórico da companhia, notícias que possam estar vinculadas e possíveis reclamações na internet, além de verificar se o negócio tem endereço fixo e contato para atendimento aos clientes. 

Uma ótima ferramenta para fazer uma busca sobre a idoneidade de um organizador de leilões, trata-se do site “Reclame Aqui”, onde o cliente pode ver um histórico de qualidade baseado na avaliação dos clientes. 

O próximo passo é certificar-se de que o site é legítimo, já que golpistas costumam copiar o nome de sites legítimos que organizam leilões e alteram apenas o endereço virtual, no caso a URL. Portanto, fique atento a erros de digitação em uma URL e sinais de indicam que aquele site não segue o padrão. 

Outro ponto é desconfiar de links enviados por aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp ou Telegram. Caso desconfie ou tenha alguma dúvida, procure o site oficial no Google e confira as redes sociais oficiais da empresa.   

Muito cuidado com a realização de pagamento adiantado. Esse tipo de quitação só é realizado após o item ser arrematado em leilão pelo consumidor. Esse pagamento é feito à vista depois da realização da compra. Apenas existem duas formas legais de pagamento: em caso de leilões extrajudiciais é por meio de boleto e em leilão judicial, por uma guia judicial. 

Desconfie de leilões que ofereçam PIX ou outras formas de pagamento, já que esses documentos são emitidos pelo leiloeiro e enviados ao arrematante no prazo descrito no edital.  

Os preços abaixo aos praticados no mercado pode ser um indicativo de que tem algo errado com o leilão. Apenas confie em empresas que comprovadamente sejam idôneas, ou seja, sólidas e com histórico conhecido no mercado.  

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.