MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Criatividade de estudantes brasileiros é avaliada abaixo da média. Veja top 10

Disparidade entre os alunos mais pobres e os mais ricos também foi evidente. Área em que os brasileiros tiveram o pior desempenho foi a resolução de problemas científicos

Disparidade entre os alunos mais pobres e os mais ricos também foi evidente
Disparidade entre os alunos mais pobres e os mais ricos também foi evidente - JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

[email protected]

Publicado em 18/06/2024, às 11h19

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nesta terça-feira (18), a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou resultados preocupantes sobre a capacidade criativa dos jovens brasileiros. Mais de metade dos alunos de 15 anos no Brasil demonstrou baixo nível de criatividade ao resolver problemas sociais e científicos em uma avaliação internacional.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), conhecido por medir conhecimentos em matemática, ciências e leitura, introduziu pela primeira vez uma seção focada em criatividade. A prova, realizada em 2022, avaliou a habilidade dos alunos de propor soluções originais, utilizar a escrita e a arte para expressar novas ideias, e criar histórias inovadoras.

Entre os 56 países participantes, o Brasil ficou na 44ª posição, superado por outras nações latino-americanas como Uruguai, Colômbia e Peru. Em uma escala de 0 a 60, o país somou apenas 23 pontos, 10 abaixo da média da OCDE. A disparidade entre os alunos mais pobres e os mais ricos também foi evidente: 19 pontos para os menos favorecidos contra 30 para os mais abastados.

A área em que os brasileiros tiveram o pior desempenho foi a resolução de problemas científicos. Apenas 54,3% dos alunos brasileiros atingiram os níveis mais baixos de criatividade, conseguindo apenas fazer desenhos simples e apresentando ideias óbvias, com dificuldade em propor múltiplas soluções para um problema.

A prova incluiu 32 perguntas que avaliaram a capacidade de expressão escrita e artística dos alunos, além de suas habilidades para resolver problemas sociais e científicos. Um exemplo de questão solicitava que os alunos criassem três títulos diferentes para a imagem de um livro enorme em um jardim, testando sua criatividade e originalidade.

Veja o top 10 de países com alto índice de criatividade

  1. Singapura (41 pontos) - com destaque para solução de problemas sociais
  2. Coreia (38 pontos) - com destaque para soluções de problemas científicos
  3. Canadá (38 pontos)
  4. Austrália (37 pontos)
  5. Nova Zelândia (36 pontos)
  6. Estônia (36 pontos)
  7. Finlândia (36 pontos)
  8. Dinamarca (35 pontos)
  9. Letônia (35 pontos)
  10. Bélgica (35 pontos)

 + Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.