MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Cresce o número de trabalhadores acima de 50 anos no Brasil

Relatório revela que o emprego entre os profissionais maduros dobrou em 15 anos, destacando a necessidade de políticas de requalificação para promover a permanência no mercado de trabalho"

Metade dos trabalhadores acima de 50 anos do Brasil está concentrada no Sudeste
Metade dos trabalhadores acima de 50 anos do Brasil está concentrada no Sudeste - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

[email protected]

Publicado em 19/05/2023, às 22h12

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nos últimos 15 anos, o Brasil registrou um aumento significativo no número de trabalhadores com mais de 50 anos. Segundo um levantamento realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com base em dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), o número de pessoas nessa faixa etária passou de 4,4 milhões em 2006 para 9,3 milhões em 2021, representando um aumento de 110,6%.

Esse crescimento foi quase três vezes maior em comparação ao emprego geral, que teve um aumento de 38,6% no mesmo período. Em 2006, os trabalhadores com mais de 50 anos ocupavam 12,6% das vagas disponíveis, enquanto em 2021 esse percentual subiu para 19,1%. Isso significa que a participação desse grupo no estoque de emprego formal cresceu 51,6% ao longo desses 15 anos.

Diante desse panorama, o Senai ressalta a importância de políticas voltadas para a requalificação desses profissionais, com o objetivo de garantir sua permanência no mercado de trabalho ou facilitar sua recolocação.

+++ Governo federal anuncia reformulação da Carteira Nacional de Identidade

Metade dos trabalhadores acima de 50 anos do Brasil está concentrada no Sudeste

Um dado interessante é que, durante esse período, a participação das mulheres acima de 50 anos no mercado de trabalho cresceu mais do que a dos homens na mesma faixa etária. Entre as mulheres, houve um aumento de 120% entre 2006 e 2021. No entanto, elas ainda representam menos da metade (42,4%) dos trabalhadores acima de 50 anos.

Em relação aos setores da economia, os que mais contrataram pessoas com mais de 50 anos foram o comércio (164%), os serviços (136%) e a indústria (96%). Somente a indústria, englobando os setores de transformação, extrativa mineral, serviços de utilidade pública e construção civil, registrou 1,5 milhão de funcionários nessa faixa etária em 2020.

Ao analisar as regiões do país, constata-se que metade dos trabalhadores maduros está concentrada no Sudeste. No entanto, as regiões Norte e Centro-Oeste foram as que apresentaram os maiores aumentos proporcionais de contratação, com 129% e 132%, respectivamente, superando a média nacional de 110,5%.

O estudo destaca que todos os estados do Nordeste e do Sudeste tiveram um ritmo de contratações de profissionais acima de 50 anos abaixo da média, com exceção do Maranhão, que registrou um aumento de 139,4%, e de São Paulo, com 118,6%.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.