Após cortes do governo Bolsonaro, a verba do Censo 2022 está prevista em cerca de 2,3 bilhões de reais, que foi liberada somente após autorização do (STF)
Pedro Miranda* | [email protected]
Publicado em 30/06/2022, às 20h20
O Censo 2022 está previsto para ser iniciado no dia 1º de agosto. Há dois anos consecutivos adiando a realização da coleta de informações, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deverá visitar ao menos 75 milhões de domicílios espalhados em todas as regiões do Brasil, onde moram mais de 210 milhões de pessoas. Tradicionalmente, as pesquisas analisam diversas questões, como a estrutura residencial e as características físicas, econômicas e educacionais da população.
Inclusive, o questionário do Censo 2022 ficou menor. Apesar da dos adiamentos, três novas questões foram incluídas com o objetivo de determinar detalhes sobre a população quilombola e das pessoas diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O censo é considerado o trabalho mais detalhado sobre as características demográficas e socioeconômicas do Brasil. O estudo foi adiado em 2020 e 2021 devido a restrições de pandemia e cortes do governo Bolsonaro.
Para realizar as pesquisas, o IBGE utiliza dois tipos de questionários desde o censo de 1960: o modelo básico (simplificado) e o modelo de amostra (expandido). Em 2022 os modelos serão mantidos. Tanto o questionário básico quanto o de amostra ficaram menores em relação ao censo anterior, sendo que a pesquisa de 2010 possui 34 questões na versão básica e 102 na versão amostral.
+++STF derruba medida que definia prazo para saque de precatórios e RPVs; entenda
LEIA TAMBÉM
A verba do Censo 2022 está prevista em cerca de 2,3 bilhões de reais, que foi liberada somente após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Inicialmente, a realização do levantamento para este ano estava estimada em mais de 3 bilhões de reais. Em relação a redução das perguntas nos dois modelos de questionário, o IBGE informou que foi para agilizar a operação e adequá-la ao orçamento de 2022.
O questionário básico do Censo 2022 é composto por 26 perguntas na versão deste ano. O modelo será dividido nos seguintes blocos: identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio, mortalidade e dados da pessoa que prestou as informações. Exemplos de perguntas do questionário básico:
O percentual de locais selecionados para a amostra é chamado de fração amostral. O Censo irá aplicar cinco frações amostrais diferentes, de acordo com os tamanhos dos municípios. Mais detalhado, o questionário da amostra do Censo 2022 reúne 77 perguntas. De acordo com o IBGE, esse modelo será aplicado em 11% dos domicílios. Veja exemplos das perguntas do modelo de amostra:
Segundo o IBGE, a estratégia de utilizar dois tipos de questionários no Censo 2022 permite pesquisas extensas sem sobrecarregar o esforço censitário. O instituto também observa que os métodos estatísticos garantem que as informações dos modelos amostrais possam ser estendidas para a população em geral.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.