MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Brasil gera quase 200 mil vagas de trabalho em abril; Veja quais setores teve mais empregos

Em 2022, o Brasil já conta com um saldo de 770,5 mil vagas de empregos, o que representa um aumento de 3,6%

Brasil gera quase 200 mil vagas de trabalho em abril; Veja quais setores teve mais empregos
Divulgação

Victor Meira | [email protected]
Publicado em 06/06/2022, às 14h38

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Apesar da taxa de desemprego ainda estar acima dos 10%, o saldo no número de vagas de empregos formais no Brasil segue em crescimento. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgados hoje (6), o Brasil criou 196,9 mil vagas de emprego em abril. 

Ao todo, houve 1,85 milhão de admissões e 1,65 milhão de demissões. Com estes dados, o país conta com 41,44 milhões de trabalhadores com carteira assinada, o que representa alta de 0,48% em comparação com o mês anterior. 

Em 2022, o Novo Caged indica que o Brasil tem um saldo de 770,5 mil vagas de empregos, sendo 7,71 milhões de contratações e 6,94 milhões de desligamentos. Este saldo é 3,6% menor do que o apresentado no mesmo período de 2021.

O secretário-executivo do Ministério do Trabalho, Bruno Dalcolmo, aponta que o "saldo negativo é testemunho de maior base; de um maior estoque de empregos, portanto é natural que o percentual de crescimento diminua ao longo do tempo”, disse ao comentar que, no cenário de 2022, “não há expectativa de que se gere o mesmo número de empregos do ano passado, quando foram gerados mais de 2 milhões de empregos".

Ele ainda relata que 2021 foi um “histórico positivo” resultante de fatores como a recuperação da economia pós-pandemia. A atuação dos benefícios visam a manutenção do emprego e da renda. “Dito isso, a expectativa para 2022 é bastante positiva, com criação entre 1,5 milhão e 2 milhões de empregos [até o final do ano]”.

Quais são os setores da economia que mais deram empregos?

Em quatro dos cinco grandes grupos foram registrados saldos positivos em abril, com destaque para o setor de serviços, que gerou 117 mil postos, distribuído principalmente nas atividades de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas.

O comércio gerou 29,2 mil novos postos, enquanto que a indústria teve saldo de 26,3 mil postos concentrados principalmente na indústria de transformação (saldo de 22,5 mil). O setor de construção apresentou saldo de 25,3 mil postos.

O setor da agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura diminuiu o número de empregos formais, com um saldo de 1 mil vagas a menos.

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.