Para o resgate da população e o envio de suprimentos, o Brasil envia nova ajuda humanitária; guerra na Ucrânia já deixou 1,5 milhões de refugiados
Jean Albuquerque | [email protected]
Publicado em 06/03/2022, às 15h19
Desde o início da forte ofensiva militar do exército russo contra os ucranianos, que já resultou em 1,5 milhões de refugiados, o cenário de destruição após a guerra na Ucrânia tem mobilizado países e bilionários que já enviaram doações para o país do leste Europeu. Nesta segunda-feira (7), o Brasil envia nova ajuda humanitária de suprimentos e realizará o resgate da população brasileira que conseguiu sair da Ucrânia.
As delegações dos dois países têm se reunido para um possível cessar fogo, mas até o momento, as negociações não avançaram neste sentido. No último dia 2 de março, novas sanções foram aplicadas contra a Rússia e Bielorrúsia, além da condenação da Rússia em reunião extraordinária no conselho de segurança da ONU. As medidas restritivas que foram aplicadas pelos Estados Unidos impõem também restrições às importações de bens tecnológicos do principal aliado russo, a Bielorrúsia, cujo território tem sido usado pelo exército russo para promover ataques contra ucranianos.
Em publicação no microblog Twitter realizada neste sábado (5) o Ministério da Defesa do Brasil informou que está preparada uma carga com 11,6 toneladas de ajuda humanitária que seguirá para a Polônia, na segunda-feira (7). Além de que, a aeronave da Força Aérea Brasileira (Fab) responsável por enviar os mantimentos também realizará o resgate de cidadãos brasileiros que saíram da Ucrânia.
“Somente países livres e soberanos têm a capacidade de cuidar dos seus, aqui ou em qualquer lugar do mundo! A iniciativa é um esforço conjunto do Governo do Brasil, que, prontamente, mobilizou-se para resgatar os brasileiros e para atender à solicitação do governo Ucraniano de apoio humanitário”, escreveu.
LEIA TAMBÉM
Tudo pronto, carga 📦 preparada para o embarque! São 11,6 toneladas de ajuda humanitária que seguirão p/ a Polônia, na segunda-feira (07).
— Ministério da Defesa (@DefesaGovBr) March 5, 2022
A mesma aeronave da @fab_oficial, que leva a ajuda, realizará o resgate de cidadãos brasileiros evadidos da Ucrânia.
Segue o fio e saiba + ⬇️ pic.twitter.com/vpoCZi2gdR
Para quem quer doar medicamentos existem algumas organizações sem fins lucrativos que recebem os donativos. Veja lista:
No caso da United Help Ukraine, a organização recebe e distribui as doações de alimentos e suprimentos médicos para os ucranianos que estão se deslocando internamente, bem como qualquer pessoa que possa ter sido afetada pelo conflito.
Já a Nova Ucrânia, trata-se de uma organização sem fins lucrativos sediada na Ucrânia, que fornece aos cidadãos alimentos para bebês, produtos de higiene, roupas e utensílios domésticos. A People in Need oferece ajuda humanitária a mais de 200 mil pessoas que estão na Ucrânia. Desde pacotes de alimentos, água potável, itens de higiene, carvão para aquecimento, além de abrigo de emergência.
A agência International Medical Corps tem ajudado os cidadãos com serviços de saúde e emergência, além de ainda promover apoio como saúde mental e psicossocial. A organização CARE International tem fornecido alimentos, kits de higiene, serviços de apoio psicossocial e acesso a água, bem como acesso a dinheiro.
As crianças estão tendo o suporte da UNICEF Ucrânia que tem consertado as escolas danificadas pelo bombardeio e oferecido uma resposta em tempo ágil para as crianças impactadas.
Os refugiados podem ser ajudados pela ACNUR (Agência das Nações Unidas para Refugiados, que tem intensificado as operações e trabalhado com governos de países vizinhos a Ucrânia no sentido de facilitar a saída segura do país em conflito. As doações podem ser feitas aqui!
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.