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Concurso Prefeitura de Camaragibe (PE) 2024

Orgão: Prefeitura Camaragibe (PE)
Nº vagas:200
Taxa de inscrição: De R$ 120,00
Cargos: Professor
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 4499,00
Organizadora: Instituto AOCP
Estados com Vagas: PE
Cidades: Camaragibe - PE

Agenda

Abertura das inscrições29/04/2024
Encerramento das inscrições28/05/2024
Prova28/07/2024
Divulgação do Gabarito29/07/2024

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 30/04/2024, às 09h58 - Atualizado às 18h00


Saiu o novo edital de concurso da Prefeitura de Camaragibe, situada no estado de Pernambuco. O certame conta com 200 vagas para o cargo de professor do ensino fundamental I, sendo 140 para ampla concorrência, 20 reservadas a pessoas com deficiência e 40 para os negros. A função exige ensino superior na área de pedagogia e o salário inicial oferecido é de R$ 4.499,39.

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Resumo do edital

Atribuições

PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL I: Elaborar e cumprir plano de trabalho, bem como ensinar de forma atualizada em consonância com o avanço do desenvolvimento do educando; Organizar os conteúdos, procedimentos didático-metodológicos, bem como, materiais e avaliação de forma coerente e pedagogicamente compatível, responsabilizando - se pelos resultados do trabalho que implementar; Respeitar e tratar bem a comunidade escolar, atuando de forma coletiva e solidária, guardando sigilo sobre assunto de natureza profissional; Zelar pela aprendizagem dos alunos e estabelecer estágios de acompanhamento para aqueles com maior rendimento; Estabelecer estratégias de recuperação para aqueles com menor rendimento; Cumprir integralmente a jornada de trabalho que lhe for atribuída, ministrando os dias letivos e horas-aula estabelecidos ao planejamento, à avaliação, às reuniões, aos estudos quinzenais, aos colegiados de avaliação, às atividades extraclasse, e ao desenvolvimento profissional; Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade; Manter atualizado os diários de classe conforme instruções da secretaria de educação; Zelar pela economia e conservação do material que lhe for confiado; Atender prontamente às solicitações de documentos, informações e providências de interesse profissional e pedagógico que lhes forem solicitados pela autoridade competente; Participar das diversas atividades inerentes ao processo educacional; Atuar de forma coletiva e solidária com a comunidade escolar; Comunicar, por escrito, à autoridade imediata, as irregularidades de que tiver conhecimento, na sua área de atuação ou às autoridades superiores, no caso de omissão por parte da primeira; Assegurar a efetivação dos direitos pertinentes à criança e ao adolescente, nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente, comunicando, por escrito, à autoridade competente os casos de que tenham conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos, bem como, a baixa frequência nas aulas; Participar das atividades de Formação Continuada promovidas pela Secretaria Municipal de Educação, em seu horário de trabalho; Submeter a programação de suas atividades às diretrizes estabelecidas peio Projeto Político-Pedagógico da sua Unidade de Ensino, vinculado à Proposta Curricular da Rede Municipal de Camaragibe; Ministrar todas as aulas previstas na grade curricular e realizar as demais atividades previstas na ação docente conforme legislação em vigor e Projeto Pedagógico da Unidade Educacional; Incentivar a participação, o diálogo e a cooperação entre educandos, educadores, funcionários e a comunidade em geral, visando à construção de uma sociedade democrática; Assegurar o desenvolvimento do senso crítico e da consciência política do educando, preparando-o para o exercício consciente da cidadania; Zelar pela defesa dos direitos profissionais e pela reputação da categoria profissional; Registrar as informações necessárias para a permanente atualização dos Diários de Classe Junto às Unidades Educacionais e aos órgãos da Administração, obedecendo às Instruções normativas da Secretaria de Educação; Considerar os princípios de democratização do acesso e permanência na escola enquanto direito dos cidadãos, as diretrizes do Projeto Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e da Unidade Educacional; Participar do processo de gestão democrática da escola; Participar do Conselho Escolar e Conselho Municipal de Educação, quando eleito para tal fim e, acatar decisões por eles tomadas; Participar do Colegiado de Avaliação, nas Unidades de Ensino em que ministrar aulas; Guardar sigilo sobre assunto de natureza profissional; Zelar pela economia e conservação do material que lhe for confiado; Atender prontamente às solicitações de documentos, informações e providências de interesse profissional e pedagógico que lhes forem solicitadas pela autoridade competente; Cumprir integralmente a jornada de trabalho que lhe for atribuída; Dar conhecimento a todo profissional da Unidade Educacional de informações de interesse do mesmo, necessárias ao andamento de sua vida profissional; Com base nos deveres aqui enunciados, organizar os conteúdos, procedimentos didático-metodológicos, bem como, materiais e avaliação de forma coerente e pedagogicamente compatível, responsabilizando-se pelos resultados das hipóteses de trabalho que implementar.

Conteúdo programático

  • Língua portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de texto. 2. Tipologia e gêneros textuais. 3. Figuras de linguagem. 4. Significação de palavras e expressões. 5. Relações de sinonímia e de antonímia. 6. Ortografia. 7. Acentuação gráfica. 8. Uso da crase. 9. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis e seus empregos no texto. 10. Locuções verbais (perífrases verbais). 11. Funções do “que” e do “se”. 12. Elementos de comunicação e funções da linguagem. 13. Domínio dos mecanismos de coesão textual: emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual; emprego de tempos e modos verbais. 14. Domínio dos mecanismos de coerência textual. 15. Reescrita de frases e parágrafos do texto: significação das palavras; substituição de palavras ou de trechos de texto; reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto; reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 16. Sintaxe: relações sintático-semânticas estabelecidas na oração e entre orações, períodos ou parágrafos (período simples e período composto por coordenação e subordinação). 17. Concordância verbal e nominal. 18. Regência verbal e nominal. 19. Colocação pronominal. 20. Emprego dos sinais de pontuação e sua função no texto. 21. Função textual dos vocábulos. 22. Variação linguística.
  • Matemática: 1. Resolução de situações-problema, envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação com números racionais, nas suas representações fracionária ou decimal. 2. Mínimo múltiplo comum, Máximo divisor comum. 3. Porcentagem. 4. Razão e proporção. 5. Regra de três simples ou composta. 6. Equações do 1º e 2º grau; Sistema de equações do 1º grau. 7. Grandezas e medidas - quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa. 8. Relação entre grandezas - tabela ou gráfico. 9. Tratamento da informação - média aritmética simples. 10. Noções de Geometria - forma, ângulos, área, perímetro, volume, Teoremas de Pitágoras ou de Tales.
  • Conhecimentos específicos: 1. Plano Nacional de Educação - Lei n.º 13.005/2014 e o documento que subsidia as Metas: 4 e 5. 2. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB nº 9.394/96 e suas atualizações: princípios, fins e organização da Educação Nacional. 3. Inclusão da Pessoa com Deficiência - Lei n.º 13.146/2015. 4. Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei n.º 8.069/1990 e suas atualizações. 5. Lei Federal Nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. 6. Principais teóricos e as bases filosóficas e sociológicas para educação brasileira: Dermeval Saviani, Anísio Teixeira, Paulo Freire, Florestan Fernandes e Miguel Arroyo. 7. O atual contexto social e cultural e suas implicações para a educação. 8. Psicologia da educação - teorias do desenvolvimento e da aprendizagem: concepções de Piaget, Vygotsky, Wallon e Ausubel. 9. Organização do trabalho pedagógico. 10. Gestão democrática participativa. 11. As diferentes áreas do conhecimento de acordo com a BNCC. 12. Alfabetização e Letramento em Língua Portuguesa e Matemática. 13. A Computação de acordo com a BNCC. 14. As concepções curriculares e suas implicações na formação do sujeito-cidadão. 15. Planejamento Escolar: Projeto Político-Pedagógico, Plano de Ensino e Plano de aula. 16. Aspectos didáticos no processo de ensino e aprendizagem: planejamento: seleção de conteúdos, métodos, materiais e avaliação como parte integrante do processo de ensino-aprendizagem. 17. A mediação no processo de ensino e aprendizagem. 18. A importância da teoria e da prática como integrantes do processo de reflexão.

Dica de estudo: língua portuguesa

Acompanhamento

A equipe JC Concursos disponibiliza o resumo do concurso nesta página, com as principais informações do processo de seleção. Mais informações estão disponíveis abaixo, no edital anexado.

Edital e Anexos


Abertura (30/04/2024) Edital nº 01/2024

+Aulas grátis

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+Notícias do concurso Prefeitura de Camaragibe (PE) 2024


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Concurso da Prefeitura de Camaragibe PE abre 200 vagas para professor

Patricia Lavezzo | Publicado em 30/04/2024, às 10h04 - Atualizado às 10h07


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Sobre Prefeitura Camaragibe (PE)

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.

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