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Concurso Prefeitura Candelária (RS) 2021

Orgão: Prefeitura Candelária
Nº vagas:70
Taxa de inscrição: De R$ 103,83 Até R$ 193,85
Cargos: Professor
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 1587,38 Até R$ 2063,59
Organizadora: Fundatec
Estados com Vagas: RS
Cidades: Candelária - RS

Agenda

Abertura das inscrições08/04/2021
Encerramento das inscrições07/05/2021

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 13/04/2021, às 10h50 - Atualizado em 08/05/2021, às 18h00


O mais recente concurso Prefeitura de Candelária, no Rio Grande do Sul, preencherá 70 vagas de professor, além de formar cadastro reserva (CR). A oferta salarial varia de R$ 1.587,38 a R$ 2.063,59.

Resumo do edital

Distribuição das vagas

Docentes com formação de ensino médio (curso de magistério) têm opções para lecionar em turmas de educação infantil/anos iniciais (54 postos + CR).

Licenciatura plena é requisito para professor nas áreas de artes (CR), ciências (2 + CR), educação física (1 + CR), ensino religioso (2 + CR), geografia (2 + CR), história (2 + CR), inglês (1 + CR), matemática (2 + CR), língua portuguesa (2 + CR) e educação especial (2 + CR).

Atribuições dos professores

  • Manter-se atualizado sobre a legislação do ensino; •Participar dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação, curso de formação e treinamentos, como prática imprescindível para o bom desempenho e eficiência na atuação docente; •Orientar, acompanhar e avaliar estágios; •Participar do processo de planejamento e elaboração da Proposta Pedagógica da escola, Regimento Escolar, Planos de Estudos, Plano de Trabalho e demais documentos pertinentes à educação; •Conhecer e cumprir a legislação de ensino; •Orientar a aprendizagem dos alunos, atuando como mediador do conhecimento, a fim de oportunizar a formação do cidadão para sua emancipação social; •Promover um ambiente de interação saudável com os alunos, zelando pela aprendizagem, pela disciplina em sala de aula e outros espaços educativos e, também, pela cultura da autoestima; •Responder pela ordem na turma para a qual estiver lecionando, e pelo uso do material didático pedagógico, equipamento e mobiliário, zelando pela sua conservação; •Organizar as operações inerentes ao processo ensino-aprendizagem; •Contribuir para o aprimoramento da qualidade do ensino; •Buscar o conhecimento das novas tecnologias educacionais, aplicando-as na prática docente; •Levantar e interpretar os dados relativos à realidade de sua Classe, estabelecendo estratégias para a prática docente; •Estabelecer os mecanismos e aplicar os instrumentos de avaliação da aprendizagem aos alunos, julgando com transparência os resultados apresentados, avaliando, também, a prática pedagógica; •Implementar estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; •Planejar as atividades docentes, mantendo o registro dos conteúdos e atividades desenvolvidas, bem como das observações feitas aos alunos, visando o processo avaliativo; contribuindo, assim, para o bom desempenho da prática pedagógica; •Fornecer ao setor competente as avaliações, a frequência dos alunos, e demais documentos pertinentes à prática docente e/ou à escola, dentro dos prazos fixados pela Mantenedora; •Participar de atividades extra classe; •Realizar trabalho integrado com a Secretaria Municipal de Educação, a equipe diretiva da escola e o apoio pedagógico; •Cumprir os dias letivos, horas/aula estabelecidas e demais atividades programadas, de acordo com as orientações e normas da Mantenedora e observando a legislação vigente; •Cumprir as orientações e determinações do chefe imediato e da Mantenedora; •Manter informado o chefe imediato de situações adversas, ocorridas em sala de aula e/ou na escola; •Colaborar com as atividades e articulação da escola com as famílias e a comunidade; •Participar de Conselhos da Secretaria Municipal de Educação; •Integrar órgãos complementares da escola; •Executar tarefas afins com a educação.

Conteúdo programático

Confira abaixo algumas das disciplinas para professor de educação infantil/anos iniciais:

  • Língua portuguesa - 1. Leitura e compreensão de textos: 1.1 Assunto. 1.2 Estruturação do texto. 1.3 Ideias principais e secundárias. 1.4 Relação entre as ideias.1.5 Efeitos de sentido. 1.6 Figuras de linguagem. 1.7 Recursos de argumentação. 1.8 Informações implícitas: pressupostos e subentendidos. 1.9 Coesão e coerência textuais. 2. Léxico: 2.1 Significação de palavras e expressões no texto. 2.2 Substituição de palavras e de expressões no texto. 2.3 Es trutura e formação de palavras. 3. Aspectos linguísticos: 3.1 Relações morfossintáticas. 3.2 Ortografia: emprego de letras e acentuação gráfica sistema oficial vigente (inclusive o Acordo Ortográfico vigente, conforme Decreto 7.875/12). 3.3 Relações entre fonemas e grafias. 3.4 Flexões e emprego de classes gramaticais. 3.5 Vozes verbais e sua conversão. 3.6 Concordância nominal e verbal. 3.7 Regência nominal e verbal (inclusive emprego do acento indicativo de crase). 3.8 Coordenação e subordinação: emprego das conjunções, das locuções conjuntivas e dos pronomes relativos. 3.9 Pontuação.
  • Legislação - 1. Princípios e objetivos da educação brasileira. 2. Organização da educação no Brasil. 3. Níveis e modalidades de ensino. 4. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 5. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. 6. Criança e adolescente: direitos e deveres legais. 7. Plano Nacional de Educação. 8. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (MEC). 9. Base Nacional Comum Curricular. 10. Decreto Nº 9.765 de 11 de abril de 2019 - Institui a Política Nacional de Alfabetização. 11. Lei Nº 091/2005 e suas alterações – Regime Jurídico dos Servidores Públicos Municipais de Candelária. 12. Lei Orgânica do Município. 13. Lei Municipal Complementar 009/2019 - Plano de carreira do Magistério.
  • Fundamentos da educação - 1. Educação: Desafios atuais. 2. Metodologias Ativas para uma educação inovadora de acordo com as teorias de José Moran e Lilian Bacich. 3. A Educação 3.0 de acordo com as teorias de Rui Fava. 4. Sala de Aula Invertida de acordo com as teorias de Jonathan Bergmann. 5. Escolas Criativas: cultura, educação e sustentabilidade. 6. Escola do futuro: como será, tendências e perspectivas. 7. A educação na era digital de acordo com as teorias de Martha Gabriel. 8. Projeto Político Pedagógico, currículo e processo educativo de acordo com as teorias de Celso Vasconcellos, Ilma Passos Veiga e Paulo Roberto Padilha. 9. Gestão e planejamento escolar de acordo com as teorias de Danilo Gandin, José Carlos Libâneo e Celso Vasconcellos. 10. Avaliação escolar de acordo com as teorias de Cipriano Luckesi, Jussara Hoffmann, Celso Antunes e Celso Vasconcellos. 11. Inclusão escolar e diversidade cultural de acordo com as Teorias de Peter Mittler, Rosita Edler Carvalho e Vera Maria Candau. 12. Processo ensino aprendizagem de acordo com Celso Vasconcellos. 13. Formação docente de acordo com as Teorias de Phillipe Perrenoud e Celso Vasconcellos. 14. Formação Didática do Educador Contemporâneo e Planejamento Didático de acordo com as teorias de Celso Vasconcellos.
  • Conhecimentos gerais - 1. Cultura popular, personalidades, pontos turísticos, organização política e territorial, divisão política, regiões administrativas, regionalização do IBGE, hierarquia urbana, símbolos, estrutura dos poderes, fauna e flora locais, hidrografia e relevo, matriz produtiva, matriz energética e matriz de transporte, unidades de conservação, história e geografia do Estado, do Município e da região que o cerca. 2. Tópicos atuais, internacionais, nacionais, estaduais ou locais, de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, desenvolvimento sustentável e ecologia.

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Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso Prefeitura de Candelárianesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático na íntegra pode ser conferido no edital abaixo, disponível entre os anexos.

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Concurso Prefeitura de Candelária RS abre inscrições para professor

Samuel Peressin | [email protected] | Publicado em 13/04/2021, às 10h53 - Atualizado às 10h57


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Sobre Prefeitura Candelária

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

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