| Orgão: | PF - Polícia Federal |
| Nº vagas: | Não definido |
| Taxa de inscrição: |
Não definido |
| Cargos: | Não definido |
| Áreas de Atuação: | Não definido |
| Escolaridade: | Não definido |
| Faixa de salário: |
Mesmo com um concurso PF (Polícia Federal) realizado recentemente, ainda em andamento, novas seleções poderão ser necessárias no decorrer dos próximos anos. Acontece que a instituição ainda necessita de reforço em seu quadro efetivo de servidores, conforme anunciado pelo diretor-geral da instituição, Andrei Rodrigues, em entrevista ao jornalista Reinaldo Azevedo, no programa "O é da coisa!". Quando questionado sobre o que falta no campo institucional para que a PF possa conseguir melhorar ainda mais suas atribuições. Vale lembrar que, em dezembro de 2025, o então ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, reforçou a necessidade de aumentar o efetivo de pessoal na corporação.
Mesmo com um concurso PF (Polícia Federal) realizado recentemente, ainda em andamento, novas seleções poderão ser necessárias no decorrer dos próximos anos. Acontece que a instituição ainda necessita de reforço em seu quadro efetivo de servidores, conforme anunciado na última terça-feira, 9 de junho, pelo diretor-geral da instituição, Andrei Rodrigues, em entrevista ao jornalista Reinaldo Azevedo, no programa "O é da coisa!". Quando questionado sobre o que falta no campo institucional para que a PF possa conseguir melhorar ainda mais suas atribuições. Vale lembrar que, em dezembro de 2025, o então ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, reforçou a necessidade de aumentar o efetivo de pessoal na corporação.
"Tivemos um tempo recente que foi muito danoso para a instituição. Uma instabilidade muito grande, com ausência de reajustes e fortalecimento institucional. Agora, a Polícia Federal teve uma readequação salarial, teve autorizado, pela primeira vez na história, o preenchiimento de 100% de seus quadros policiais. São mais 2.500 policiais federais que ingressarão, além de 200 servidores administrativos que já ingressaram"
Continua:
LEIA TAMBÉM
"Dentro de uma gama de serviços que já estão sendo oferecidos eu acho que a Polícia Federal deveria, talvez, dobrar o seu efetivo, para que nós possamos ter mais policiais na região de fronteira, mais policiais em portos e aeroportos e tenhamos investimentos em tecnologia (...) Então para que a Polícia Federal melhorar sua atuação é necessário ter uma melhor cooperação internacional e doméstica, um maior efetivo e investimentos em tecnologia".
A corporação fechou o ano de 2025 com um total de 2.365 vagas em aberto, da seguinte forma:
Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas
Fernando Cezar Alves | Publicado em 10/06/2026, às 07h22
Acompanhe o JC Concursos: + Google News | + Youtube | + Instagram
A Polícia Federal tem origem em 10 de maio de 1808, quando a Intendência-Geral de Polícia da Corte e do Estado do Brasil foi criada, por D. João VI. O órgão tinha as mesmas atribuições que tinha em Portugal. Com o decreto 6.378, de 28 de março de 1944, a antiga Polícia Civil do Distrito Federal, que funcionava no Rio de Janeiro, no governo de Getúlio Vargas, foi transformada em Departamento Federal de Segurança Pública (DFSP), subordinado ao Ministério da Justiça e Negócio Interiores. Posteriormente, em 13 de junho de 1946, com o decreto-lei 9.353, foi atribuída competência ao DFSP, em todo território nacional, para serviços de polícia marítima, área de fronteiras e apurações de diversas infrações penais.
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.