Whatsapp começa a restringir prints de tela para mensagens de visualização única

Função de mensagens de visualização única tinha brechas e não avisava quando prints eram feitos. Ainda não há data definida para recurso chegar às versões do Whatsapp

Pedro Miranda   Publicado em 07/12/2022, às 19h50 - Atualizado às 20h10

Pixabay

O WhatsApp está gradualmente lançando um recurso de bloqueio de tela para fotos e vídeos de visualização única. Esse mecanismo pretende garantir mais segurança ao enviar arquivos de imagem, mas por enquanto só está disponível na versão beta.

Segundo a Meta, ainda não há uma data exata em que esse recurso aparecerá em todas as versões do app. A informação dessa restrição chega mais de um ano após o lançamento do recurso de compartilhamento de fotos e vídeos únicos.

Em agosto de 2021, o WhatsApp, inspirado no aplicativo Snapchat, passou a permitir que os usuários enviem arquivos de conteúdo sensível que não se tornarão registros que não poderiam ser salvos. Após a visualização, o conteúdo é excluído automaticamente e a mensagem simplesmente diz "aberta". Segundo a empresa de Mark Zuckerberg, o objetivo é dar aos usuários mais controle sobre sua privacidade.

+++ Cerca de 400 mil ainda podem sacar PIS/Pasep de R$ 1,2 mil; Prazo está esgotando

Função de mensagens de visualização única tinha brechas e não avisava quando prints eram feitos

Agora com o novo recurso, ao tentar printar a tela das mensagens de visualização única, o aplicativo mostrará um aviso de que a captura de tela não pode ser feita por causa da política de segurança.

Também não será possível fazer prints a partir de outros aplicativos de gravação de tela, de acordo com o site de atualização de aplicativos WABetaInfo. Quando você tirar uma captura de tela do WhatsApp por outro aplicativo, a imagem ficará preta. As tentativas de captura de tela não serão avisadas ao remetente da mensagem.

Ainda de acordo com WABetaInfo, usar o recurso de gravação de tela antes de abrir uma mensagem de exibição única também não funcionará. Durante esse processo, ao abrir a mensagem, a gravação do vídeo será interrompida. Até o momento foram identificados bloqueios na captura de tela em imagens de visualização única foi identificada no WhatsApp Beta para Android na versão 2.22.22.3.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil