A taça da Copa do Mundo 2022 é de ouro maciço? Veja detalhes da premiação

A taça da Copa do Mundo 2022 ficará na Argentina durante alguns dias para a comemoração do título mundial. Após isso, ela voltará para a Itália

Victor Meira   Publicado em 19/12/2022, às 11h30

Getty Images

A Argentina conquistou o campeonato mundial no último domingo (18) ao vencer a França nos pênaltis após um empate em 3 a 3. Uma das perguntas mais frequentes das pessoas é se a taça da Copa do Mundo 2022 é feita de ouro maciço. 

De acordo com a FIFA, a taça da Copa do Mundo 2022 é feita de ouro maciço de 18 quilates. Ela tem 36,8 cm de altura e pesa 6,175 kg. Por questão de segurança, o vencedor da Copa do Mundo fica somente com uma réplica e não com a taça original. 

+Auxílio Brasil: confira quem recebe e o calendário de pagamento desta semana

Vale lembrar que o troféu anterior era a taça Jules Rimet. Ela foi entregue para a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) após a conquista do tricampeonato em 1970. A taça foi roubada em 1983 da sede da CBF e os ladrões derreteram o objeto. 

Voltando para a taça da Copa do Mundo 2022, ela viajará para a Argentina, como parte das celebrações iniciais para a conquista do torneio mundial. Após alguns dias, o troféu será transferido para a cidade de Paderno Dugnano, na região metropolitana de Milão, norte da Itália.

+Greve nos aeroportos: paralisação dos voos começa AMANHÃ (19) em sete cidades

Ela irá para um galpão da fábrica da empresa GDE Bertoni, que irá receber a taça da Copa do Mundo 2022. A companhia irá cuidar do troféu para deixá-lo como se fosse novo e gravar, no disco circular que fica em sua base, o nome do último campeão.

Posteriormente, o troféu continua sob posse da Fifa até a próxima edição da Copa do Mundo. O local exato da taça, é claro, não é divulgado por questões de segurança.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil