Suspensão de São João em Recife divide opiniões no Twitter; recursos serão para vítimas das chuvas

Artistas, políticos e anônimos acreditam que a suspensão do São João de Recife não é eficiente para resolver a situação; confira como ajudar às vítimas

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br   Publicado em 30/05/2022, às 19h50

Agência Brasil

Os festejos juninos de Recife foram suspensos pela prefeitura nesta segunda-feira (30) por causa das enchentes causadas pela chuva na capital. Os recursos serão destinados às famílias desabrigadas. Cerca de 37 óbitos já foram confirmados na cidade pernambucana, de acordo com a gestão municipal.

No entanto, a decisão do governo dividiu opiniões nas redes sociais. Algumas pessoas relatam que a ação não é efetiva para resolver a situação. Na perspectiva de alguns usuários, a suspensão do evento acaba atingindo os pequenos artistas e trabalhadores da cultura de Recife que se prepararam há dois anos para os festejos.

O cantor e músico, Maciel Salú, escreveu em um post no Instagram no qual define que a ação de “suspender o São João, sobretudo nesse momento de retomada das atividades culturais de forma presencial, é tirar a esperança de quem vive de e para a cultura”.

 

Em outro post sobre o tema, a co-deputada Robeyocé Lima (PSOL) fez um fio no Twitter e definiu a decisão da prefeitura de Recife como “eleitoreira”. “Um solução imediatista que desconsidera, por exemplo, que existem R$ 50 M em PE disponíveis para publicidade".

CANCELAR O SÃO JOÃO É A SOLUÇÃO PARA A CRISE AMBIENTAL DA RMR? - SEGUE O FIO 🧵

Ano após ano Pernambuco sofre com o descaso da gestão do PSB com as questões climáticas e estruturais da RMR. O problema que enfrentamos hoje NÃO É a chuva, mas a FALTA DE PLANEJAMENTO DO GOVERNO!

— Robeyoncé Lima (@RobeyonceLima) May 30, 2022

Outro usuário destacou que “Cultura é investimento, não prejuízo” e lembrou do retorno financeiro que a festa popular realizada em Recife gera ao governo anualmente.

O cancelamento do São João pela prefeitura do Recife é puro marketing eleitoral.
Cultura é investimento, não prejuízo.
Traz retorno financeiro além da geração de empregos.
Uma prefeitura que arrecada 6 bilhões por ano não precisa pegar 15 milhões de uma festa popular.

— Diogo Xavier (@DiogoXavier93) May 30, 2022

+++Varíola dos macacos: OMS faz alerta sobre a doença; Brasil tem dois casos suspeitos

Prefeito diz que festas de São João serão realizadas no segundo semestre

Na tarde desta segunda-feira (30), o prefeito de Recife João Campos publicou um vídeo nas redes sociais no qual garante que as festas de São João em Recife serão realizadas no segundo semestre, quando a cidade estiver sendo “reabastecida”.

"Nós tomamos a decisão de fazer a suspensão do São João e São Pedro, fazendo um incremento de R$ 15 milhões para o que já estamos fazendo e o que vamos continuar fazendo nos próximos dias", diz João Campos em trecho do vídeo.

“A gente vai fazer a valorização, vai poder construir um ciclo favorecendo todos os artistas, fazendo a cultura produtiva do São João, do Ciclo Junino, quando fizemos quando rodamos os editais de fomento, auxílio de carnaval e os São João anteriores", completou.

Veja como ajudar as famílias atingidas pela chuva em Recife

A prefeitura de Recife informou, ainda, que desde sábado a cidade está em estado de emergência com equipes de diversas secretarias nas ruas e nos 41 abrigos para amparo à população. Diante deste cenário, instituições, famosos e habitantes de outros estados tem juntado esforços para ajudar às vítimas atingidas pela chuva. Veja como ajudar! 

 

Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil