Imposto de Renda: veja custos com educação que podem ser deduzidos na declaração

Contribuintes têm até às 23h59, do dia 31 de maio para envio da declaração do Imposto de Renda; Saiba os custos com edução que podem ser deduzidos

Jean Albuquerque   Publicado em 19/04/2023, às 09h17

Agência Brasil - Imposto de Renda 2023

O prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda bate a porta, saber os custos com educação que podem ser deduzidos é importante, já que pode gerar restituição a receber. 

O prazo para o envio da declaração vai até às 23h59, do dia 31 de maio. A Receita Federal divulgou novas regras para a entrega de IR e anunciou o calendário de restituição para os contribuintes. 

Segundo a Receita, para este ano, o contribuinte que utilizar o modelo pré-preenchido ou optarem por receber o valor por meio da chave PIX, desde seja o CPF, terá prioridade no momento da restituição. 

Para o Fisco, as duas modalidades de prioridade reduz os erros na declaração. Ao cidadão optar pelo PIX, não há necessidade de informar nenhum número bancário, apenas o CPF. 

Para realizar a entrega é necessário usar o Programa Gerador da Declaração relativo ao ano 2023, que está disponível para download no site da Receita Federal, ou por meio do Meu Imposto de Renda, que pode ser acessado pelo site da Receita, pelo Portal e-CAC, ou pelo aplicativo para tablets e celulares. 

+ Quando entra em vigor o novo piso salarial de enfermagem? Veja

Custos com educação que podem ser deduzidos

De acordo com a Receita Federal, mesmo havendo um limite máximo de até R$ 3.561,50 de dedução por pessoa, todo valor da despesa deve ser declarado. Com isso, o programa do IR fará a limitação e irá considerar como dedutível apenas o limite por pessoa. A seguir, confira despesas dedutíveis com educação.

O que não é possível deduzir?

Quem precisa declarar?

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Educação Receita Federal Imposto de Renda 2023 Isenção de IR 2023 Deduções
Sociedade Brasil