Ferramenta no Google Trends permite que usuários vejam dados sobre as Eleições 2022

Ferramenta do Google Trends também mostra boletins semanais das Eleições 2022. Empresa diz que os dados não devem ser interpretados como intenção de voto

Pedro Miranda   Publicado em 29/08/2022, às 17h55 - Atualizado às 17h56

Divulgação/JC Concursos

Esta semana, o Google lançou uma ferramenta para os eleitores no Google Trends. A novidade exibe informações sobre candidatos e partidos políticos, permitindo que os eleitores vejam os dados das Eleições 2022. Os brasileiros também podem usar a página para visualizar informações de pesquisa para a corrida presidencial deste ano.

Os dados do Google Trends mostram o nível de interesse do usuário nas consultas de pesquisa. A empresa alega que as informações apresentadas nesta página não devem ser interpretadas como intenção de voto. O Google também afirma que candidatos com 0% de participação nas buscas têm menos de 1% de interesse entre os candidatos presidenciais para o período analisado.

Os dados primários fornecidos pelo site incluem interesse de pesquisa em candidatos e partidos políticos para candidatos presidenciais nos últimos 7 dias. Há também informações mais detalhadas para cada estado, mostrando o nível de interesse de um determinado candidato em cada região do Brasil.

+++ Envio de encomendas: Correios passa a exigir identificação dos remetentes; veja

A ferramenta do Google Trends também mostra boletins semanais das Eleições 2022

Além das informações relevantes, a página oficial também mostra boletins semanais com as tendências de buscas de todo o período eleitoral, exibindo também dúvidas mais comuns dos eleitores, como por exemplo: "Como votar fora da cidade de origem?", "Que dia é a eleição?" e "Como votar com e-Título".

Você pode contar com informações sobre os candidatos a presidente como Lula (PT), Jair Boslsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Leonardo Péricles (UP), Luiz Felipe d’Avila (Novo), Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Eymael (DC), Soraya Thronicke (União Brasil), Pablo Marçal (Pros) e Roberto Jefferson (PTB).

"Os dados do Google Trends mostram o nível de interesse de usuários da Busca e não devem ser interpretados como intenção de voto. Faça suas próprias consultas usando a barra de busca no topo da página. Candidatos com 0% de interesse de busca têm menos de 1% de interesse dentre os presidenciáveis para o período analisado", diz nota na plataforma. 

Para acessar a ferramenta oficial do Google Trends sobre as Eleições 2022 basta acessar a plataforma.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil