Enare 2021: hoje (08) é o último dia de inscrições para residentes médicos; Saiba como participar

O Enare foi criado em 2020 com o objetivo de facilitar o ingresso de estudantes de medicina nas residências médicas

Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br   Publicado em 08/11/2021, às 11h59 - Atualizado às 12h08

Freekpik

Hoje (08) é o último dia para se inscrever no Exame Nacional de Residência (Enare) e elas podem ser feitas no site oficial do programa, que pode ser acessado neste link. Ao todo, o Enare conta com uma oferta de 3,2 mil vagas de residência das áreas médica, multi e uniprofissional em 81 instituições distribuídas por todo o país.

As provas devem ser aplicadas no dia 12 de dezembro, e o resultado final será divulgado em 24 de janeiro. As matrículas nas instituições iniciam no dia 1º de fevereiro. 

Na edição deste ano, as provas serão realizadas em todas as capitais e em mais 23 cidades: Feira de Santana (BA), Ilhéus (BA), Imperatriz (MA), Uberlândia (MG), Caratinga (MG), Juiz de Fora (MG), Montes Claros (MG), Dourados (MS), Sinop (MT), Campina Grande (PB), Cascavel (PR), Guarapuava (PR), Londrina (PR), Nova Iguaçu (RJ), Passo Fundo (RS), Pelotas (RS), Bauru (SP), São Carlos (SP), São José do Rio Preto (SP), Campinas (SP), Araguaína (TO), Petrolina (PE) e Joinville (SC).

O Enare foi criado em 2020 com o objetivo de otimizar a seleção de residentes médicos. O programa é organizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

Qual é o sistema de classificação do Enare?

O sistema de classificação do Enare é bem similar ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que é utilizado para ofertar as vagas de universidades federais para os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Depois das provas e com o resultado, o candidato terá a nota alcançada na especialidade escolhida e poderá utilizá-la para indicar onde pretende atuar. O sistema fica aberto por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de sua preferência. As melhores notas se sobrepõem às menores, determinando, no fechamento do sistema, quem ocupará as vagas.

Em seguida, ele é aberto novamente para preencher as vagas ociosas e para a formação de cadastro reserva.

*Com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais informações sobre educação superior no JC Concursos

Leia também

Concurso SES RS inscreve para 922 vagas de níveis técnico e superior
Concurso iNova Capixaba ES inscreve para 23 vagas de todos os níveis
Concurso FASP PR oferece 128 vagas para níveis técnico e superior
Concurso Consamu PR abre inscrições para 12 vagas
Prefeitura SP oferece 420 vagas em cursos gratuitos na área da saúde