Eleições 2022: TREs podem informar até quarta (15) forma de identificação de eleitores

TREs precisam informar os municípios que irão usar identificação híbrida durante Eleições 2022; eleitor poderá votar com biometria ou documento com foto

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br   Publicado em 13/06/2022, às 19h28

Agência Brasil

O prazo para os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) informarem quais os municípios terão identificação híbrida durante as Eleições 2022 termina nesta quarta-feira (15). Essas informações devem ser inseridas no sistema ELO responsável pelos dados do cadastramento eleitoral.

Com a identificação híbrida, que é o método usual em eleições, os eleitores que não registrarem suas impressões digitais para identificação biométrica serão identificados por seu título de eleitor ou documentos oficiais com foto, como Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte ou carteira de trabalho.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgará os recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha até quinta-feira (16), que serão transferidos aos partidos para realizar as campanhas dos candidatos durante as Eleições 2022.

+++SUS vai oferecer teleconsultas para cuidados com a saúde mental; veja como funciona

Veja o que é necessário para votar nas Eleições 2022

O primeiro turno das Eleições 2022 será realizado no dia 2 de outubro e elegerá o presidente da República, governadores, senadores, representantes federais, estaduais e distritais. Se for necessário um segundo turno para determinar a corrida presidencial do estado, será em 30 de outubro.

Portanto, no momento da votação serão aceitos carteiras de identidade emitidas por órgãos profissionais, carteiras de habilitação com foto, certificado de reservista, carteira de trabalho, o passaporte e a identidade funcional emitida por órgão de classe. Esses documentos ainda podem ser usados ​​mesmo após a data de expiração. No entanto, uma certidão de nascimento ou certidão de casamento não pode ser usada como identificação ao votar.

Eleitores também podem votar nas Eleições 2022 mostrando o e-Título. O aplicativo funciona como uma versão digital do título de eleitor, permitindo que o cidadão visualize o número do documento de votação, justifique o voto e revise informações registradas na Justiça Eleitoral, entre outras opções.

Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil