Total de questões: 10
47. Os restos a pagar de um determinado exercício
(A) decorrem da adoção, pela contabilidade pública, do princípio de competência para as receitas e de caixa para as despesas.
(B) podem ser processados ou não processados, dependendo de ter ocorrido a respectiva liquidação.
(C) figuram como despesa extra-orçamentária no Balanço Financeiro desse exercício.
(D) devem ser pagos até o final do exercício seguinte, sob pena de prescrição do direito do credor.
(E) não podem, em hipótese nenhuma, ser superiores a 10% do total da despesa fixada no orçamento.
48. A empresa Inovação S.A. fez um novo investimento em uma nova unidade de negócios, no nordeste brasileiro, no valor de R$ 1.000.000,00. Após um ano de funcionamento houve alagamento na região e inundação da fábrica. O valor contábil da unidade de negócios, neste momento era de R$ 900.000,00, já considerando as perdas e gastos com recuperação. Seu valor de venda apurado, mediante propostas formais de interessados a comprá-la, apresentava valor médio de R$ 1.500.000,00 e o valor do fluxo de caixa descontado da unidade sugeria a recuperação do valor de R$ 800.000,00. Neste caso a empresa deverá:
(A) registrar uma perda de valor recuperável de R$ 100.000,00.
(B) registrar uma complementação do valor de custo pelo valor justo de R$ 600.000,00.
(C) manter o valor de custo de R$ 900.000,00.
(D) restabelecer o valor de aquisição de R$ 1.000.000,00.
(E) registrar pelo valor de mercado de R$ 1.500.000,00.
36. A Contabilidade Aplicada ao Setor Público
(A) tem por objeto o Balanço Patrimonial e as demais demonstrações contábeis das entidades públicas governamentais.
(B) tem por objetivo fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações, em apoio ao processo de tomada de decisão.
(C) é o ramo da ciência contábil que aplica, no processo gerador de informações, os Princípios Orçamentários e as normas contábeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor público.
(D) abrange todas as entidades do setor público em seu campo de atuação, exceto autarquias e fundações mantidas e instituídas pelo Poder Público.
(E) tem por objetivo fornecer o suporte necessário para a instrumentalização do controle social, sendo responsável pelo julgamento das prestações de contas do Poder Executivo.
42. Na Demonstração das Variações Patrimoniais, são classificados como variações patrimoniais aumentativas financeiras:
(A) juros de empréstimos o btidos e juros e encargos de mora.
(B) desconto financeiro obtido e juros de empréstimos concedidos.
(C) remuneração de aplicações financeiras e juros de empréstimos obtidos.
(D) desconto financeiro concedido e juros de empréstimos concedidos.
(E) variações cambiais e ganho com alienação de bens imóveis.
49. A Cia. Negócios S.A. aplicou R$ 5.000,00 das suas disponibilidades de caixa em ativos financeiros, adquirindo, em 01/12/2013, 5 (cinco) títulos no valor de R$ 1.000,00 cada, classificando-os do seguinte modo: 2 (dois) títulos como ativos financeiros “destinados para negociação imediata” e 3 (três) títulos como ativos financeiros “mantidos até o vencimento”. Sabendo-se que ataxa de juros contratual de todos os títulos era de 0,8% ao mês e que o valor justo de cada título, 30 dias após a aquisição, era de R$ 990,00, é correto afirmar que, em 31/12/2013, a Cia. Negócios S.A. reconheceu para todos os títulos
(A) resultado financeiro negativo no valor de R$ 50,00.
(B) resultado financeiro positivo no valor de R$ 40,00.
(C) resultado financeiro positivo no valor de R$ 4,00.
(D) resultado financeiro negativo no valor de R$ 14,00.
(E) ajustes de avaliação patrimonial no valor de R$ 50,00 (saldo devedor).
56. O conceito genérico de auditoria, adotado pelas Normas de Auditoria do Tribunal de Contas da União - NAT, em sua revisão através da Portaria - TCU no 168, de 30/06/2011, é:
(A) O exame independente e objetivo de uma situação ou condição, em confronto com um critério ou padrão preestabelecido, para que se possa opinar ou comentar a respeito para destinatários indeterminados.
(B) O processo que objetiva examinar a economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de organizações, programas e atividades governamentais, com a finalidade de avaliar o seu desempenho e de promover o aperfeiçoamento da gestão pública.
(C) O processo que objetiva examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão dos responsáveis sujeitos à jurisdição do Tribunal, quanto aos aspectos contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial, é composto pelas auditorias de regularidade, conformidade e as contábeis.
(D) O processo sistemático, documentado e independente de se avaliar objetivamente uma situação ou condição para determinar a extensão na qual os critérios aplicáveis são atendidos, obter evidências quanto a esse atendimento e relatar os resultados dessa avaliação a um destinatário predeterminado.
(E) O processo cujo objetivo exclusivo é o exame da legalidade e legitimidade dos atos de gestão em relação a padrões normativos expressos em normas técnicas ou jurídicas e regulamentos aplicáveis, bem como em relação a disposições de cláusulas de contratos, convênios, acordos, ajustes e instrumentos congêneres.
58. Conforme as Normas de Auditoria Governamental - NAG, emitidas pelo Instituto Rui Barbosa, em 2010, para o controle externo brasileiro, o exame praticado pelo profissional de auditoria governamental com a preocupação de obter competente e razoável evidência comprobatória da validade e propriedade material do tratamento de eventos e transações pelo ente público. A ênfase é na obtenção de evidências detalhadas. Tal procedimento, planejado para detectar distorções relevantes, que visam a identificar operações ou saldos anormais por meio de comparação de saldos ou da evolução dos dados ao longo do tempo, é conhecido como
(A) Teste de controle ou de cumprimento.
(B) Revisão analítica.
(C) Teste analítico substantivo ou de comprovação.
(D) Inspeção física ou visual.
(E) Recálculo ou conferência de cálculo.
PAT 56
A aplicação a juros de um capital de R$ 3.000,00 resultou em um montante de R$ 3.300,00 ao final do período de 2 meses e meio. A taxa de juros simples anual desse investimento, em %, foi de
(A) 4.
(B) 48.
(C) 10.
(D) 60.
(E) 38.
PAT 35
(A) 220.000,00.
(B) 140.000,00.
(C) 150.000,00.
(D) 210.000,00.
(E) 230.000,00.
PAT 54
Considere os créditos adicionais previstos na Lei Federal no 4.320/64 e as informações abaixo.O Senhor Prefeito do município de Águas Cristalinas determinou a compra de seis ambulâncias para os hospitais públicos. Preliminarmente a realização da despesa, o contador verificou que não consta na Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2014 dotação específica.Para viabilizar à aquisição das ambulâncias foi aberto um crédito adicional classificado em
(A) especial.
(B) extraorçamentário.
(C) extraordinário.
(D) suplementar.
(E) despesa de capital.
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