MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Residência Multiprofissional Fiocruz 2023 já está com inscrições abertas; confira

A Residência Multiprofissional Fiocruz 2023 terá ênfase na Qualidade de Produtos, Ambientes e Serviços. Inscrições encerram em breve

Busto de Oswaldo Cruz na Fiocruz
Busto de Oswaldo Cruz na Fiocruz - Agência Brasil/EBC

Glícia Lopes

[email protected]

Publicado em 15/08/2022, às 16h25 - Atualizado em 12/09/2022, às 14h16

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Estão abertas a partir de hoje, 12 de setembro, as inscrições para o Processo Seletivo para Residência Multiprofissional da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) 2023,por meio do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). As oportunidades são para programas na Área de Vigilância Sanitária com Ênfase na Qualidade de Produtos, Ambientes e Serviços.

Estão sendo ofertadas 12 vagas, destinadas ao Programa de Pós-graduação com previsão de início para março de 2023. As categorias profissionais aptas a participar da seleção são:

  • Biomedicina - 2 vagas;
  • Biologia - 2 vagas;
  • Farmácia - 4 vagas;
  • Medicina Veterinária - 2 vagas; e
  • Nutrição - 2 vagas.

O concurso de Residência Multiprofissional da Fiocruz vai distribuir ainda vagas de ações afirmativas (AF), sendo:

  • Ampla Concorrência - 7 vagas;
  • Pretos e Pardos - 3 vagas;
  • Indígenas - 1 vaga;
  • Pessoas com deficiência (PCD) - 1 vaga.

O processo seletivo tem como objetivo a formação de profissionais altamente qualificados, com competências na área de Vigilância Sanitária para atuarem em laboratórios de controle de qualidade de produtos, ambientes e serviços. 

Os residentes serão distribuídos nos Departamentos de Química, Microbiologia, Imunologia e Farmacologia/Toxicologia nos laboratórios referentes ao controle da qualidade físico-químico, microbiológico, toxicológico ou farmacológico de alimentos; medicamentos; imunobiológicos; artigos e insumos para saúde, saneantes e cosméticos.

A Residência Multiprofissional da Fiocruz 2023 terá duração de dois anos, com carga horária total de 5.760 horas. O curso contará com atividades teóricas/práticas, na modalidade de treinamento em serviço, com carga horária de 60 horas semanais.

+++ Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital de Amor de Barretos tem inscrições abertas

Como participar do Processo Seletivo para Residência Multiprofissional em Saúde da Fiocruz

Para participar da seleção, é necessário atender a alguns requisitos. São eles:

  1. Possuir diploma de ensino superior em Biologia, Biomedicina, Farmácia, Medicina Veterinária ou Nutrição;
  2. Ter concluído o ensino superior há, no máximo, dois anos (de 01 de junho de 2020 até o 2° semestre do período letivo de 2022);
  3. Caso a formação tenha sido por instituição estrangeira, o diploma deverá ser revalidado conforme legislação vigente; e
  4. Ter se formado em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Candidatos com conclusão de curso de graduação prevista para até o segundo semestre do ano letivo de 2022 também poderão participar do processo seletivo. As inscrições deverão ser feitas de 12 a 15 de setembro de 2022, exclusivamente pela internet, por meio da Plataforma Siga-Fiocruz. O valor da taxa de inscrição é de R$ 70,00.

Os candidatos ainda poderão concorrer à isenção da taxa de inscrição, durante o período das candidaturas (12 a 15/09/2022), desde que seja membro de família de baixa renda; e esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

+++ Residência Multiprofissional e Uniprofissional IDPC em Saúde Cardiovascular recebe inscrições para 31 vagas

Como será o processo seletivo?

O processo seletivo contará com duas etapas, sendo a primeira de caráter eliminatório/classificatório, com prova objetiva-discursiva. Esta fase deve ocorrer 10 de novembro de 2022, com divulgação do gabarito no mesmo dia. A prova será realizada de forma presencial, no campus da Fiocruz do Rio de Janeiro, em endereço e horário a ser divulgado. 

Já a segunda etapa será classificatória, com a avaliação de currículo e entrevista, com a verificação das menções obtidas no histórico escolar, produção científica e experiência
profissional através da apresentação dos documentos originais comprobatórios para
pontuação.

Cabe ressaltar que a seleção de candidatos neste processo seletivo não garante aos aprovados o ingresso no Programa, pois este depende da concessão de bolsas pelo processo seletivo previsto no Edital N° 2 de 16 de janeiro de 2020 do Ministério
da Saúde. Caso o Ministério não aprove as bolsas, o Edital será automaticamente cancelado.

As informações sobre o Programa podem ser obtidas no site http://www.incqs.fiocruz.br ou na secretaria acadêmica do INCQS. Para acessar o edital com todas as informações necessárias para participar do concurso baixe-o aqui.

+++ Residência Multiprofissional UFCSPA/ISCMPA tem inscrições abertas para diversas áreas

Como é feita a vigilância epidemiológica?

Diante do surgimento dos surtos de zoonoses mais recentes, como a pandemia de covid-19 e, agora, com a ameaça da varíola dos macacos, é importante compreender como é feita a vigilância epidemiológica nestes casos. O Blog da Medcel preparou um conteúdo completo com as principais informações sobre o assunto. Lá você também fica por dentro de tudo sobre concursos, especialidades, títulos e dicas de estudo sobre a área médica. Aproveite!

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.