Prefeitura SP oferece cursos gratuitos durante o mês de maio; saiba mais

Gratuita e on-line, a formação oferece uma capacitação completa voltada à gestão e desenvolvimento do negócio artesanal ao longo de sete cursos

Douglas Terenciano   Publicado em 29/04/2024, às 11h25 - Atualizado às 11h58

Divulgação

Durante o mês de maio, a Prefeitura de São Paulo oferece cursos livres de Modelagem de negócio e Planejamento de coleção para os artesãos e manualista da capital. O conteúdo faz parte da qualificação empreendedora do programa municipal Mãos e Mentes Paulistanas, iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que atua no fomento do setor de artesanato e manualidades da Capital, promovendo acesso ao mercado e capacitação profissional.

Gratuita e on-line, a formação da Prefeitura de São Paulo oferece uma capacitação completa voltada à gestão e desenvolvimento do negócio artesanal ao longo de sete cursos, divididos pelos temas: modelagem de negócio, desenvolvimento de coleção, planejamento de futuro, presença digital, planejamento financeiro, formalização e segurança do trabalho.

+++ Dia do Trabalho: mutirão de emprego da Prefeitura SP oferece 4 mil vagas

Durante a jornada formativa, o participante vai aprender a definir metas e objetivos, a organizar o setor financeiro e a produção artesanal, a comercializar em diversos canais de venda (off-line e on-line), a estabelecer parcerias e a colocar preço em produtos artesanais.

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, a formação é oferecida semanalmente, cada semana com uma temática diferente. Os cursos ficarão abertos para acesso e conclusão de segunda-feira a domingo. Depois de encerrados, serão abertos novamente em momento posterior. A partir da próxima segunda, dia 29 de abril, os empreendedores poderão assistir às aulas de Modelagem de negócios e Planejamento de coleção.

Programação dos cursos oferecidos pela Prefeitura SP:

Em “Modelagem de Negócio", o objetivo é apresentar uma ferramenta desenvolvida para o entendimento completo do empreendimento artesanal, que possibilita uma análise do seu negócio para obter melhores resultados e ajudar o artesão na tomada de decisão. Já em “Planejamento de Coleção”, o foco é entender como aplicar o conceito de coleção para o artesanato e quais técnicas usar para criar uma coleção no negócio artesanal.

Para participar, é necessário criar um cadastro na plataforma de qualificação do programa para depois acessar os módulos disponíveis. Os interessados podem fazer o cadastro pelo link quando preferirem, uma vez que o curso estará disponível continuamente com conteúdo sendo liberado toda semana. Não é necessário concluir um módulo anterior para acessar os próximos, pois todos são independentes entre si.

Com conteúdo gravado, as aulas poderão ser feitas em qualquer dia e horário, por meio de dispositivos fixos e móveis, durante o período que o curso permanecer aberto na plataforma. Também será oferecida uma monitoria on-line ao vivo com revisão de cada curso, com o objetivo de complementar o conteúdo, tirar dúvidas e promover a interação dos participantes.

Nesta semana, as aulas de revisão serão realizadas na quinta-feira, 2 de maio, das 19h às 21h, pelo no canal do Mãos e Mentes Paulistanas do YouTube. Enquanto a aula de “Modelagem de negócios” começará às 19h, a aula de “Planejamento de coleção” está prevista para às 20h com finalização às 21h, ambas pelo mesmo link.

Não é necessário ser artesão ou manualista credenciado no Mãos e Mentes Paulistanas para participar do curso. Empreendedores manuais interessados em participar de outras ações do programa podem fazer o credenciamento pelo link.

Oportunidades comerciais abertas

O Mãos e Mentes Paulistanas oferece diversas possibilidades comerciais aos artesãos e manualistas credenciados, como participação em feiras, eventos e espaços fixos de vendas do programa e parceiros

No momento, estão abertas as inscrições para duas oportunidades de vendas. O “Prêmio Mãos e Mentes - Identidade Paulistana de Artesanato” irá premiar até 20 artesãos com valores de até R$ 5 mil reais cada, por peças que representem a cidade de São Paulo. As inscrições seguem até 5 de maio pelo link.

Já para a Mega Artesanal 2024, maior feira do setor de artesanato da América Latina, serão selecionados 60 artesãos e manualistas que poderão expor até cinco produtos diferentes. Durante o evento, que acontece de 27 a 31 de julho de 2024, as peças manuais ficarão expostas para venda no estande exclusivo do Mãos e Mentes Paulistanas no Paço do Comércio. Interessados podem realizar a inscrição até 22 de maio pelo link.

Além do credenciamento no Mãos e Mentes, os cursos da qualificação empreendedora também são parte dos pré-requisitos para participação nas oportunidades de comercialização oferecidas pelo programa, como feiras e eventos de artesanato e os espaços fixos de vendas localizados em shoppings e centros comerciais.

Todos os cursos, com exceção do “Segurança do trabalho”, são pré-requisitos para participação nas lojas do Programa. Já para os quiosques é necessário concluir os quatro módulos sobre “Modelagem de negócio”, “Desenvolvimento de coleção”, “Planejamento de futuro” e “Parcerias e formalização”.

No caso das feiras de artesanato, os cursos modulares “Modelagem de negócios” e “Planejamento de coleção”, cursos disponíveis nesta semana, são obrigatórios desde 1 de abril de 2024.

Por fim, além da programação semanal de feiras, o Mãos e Mentes conta também com três quiosques localizados nos Shoppings Center Norte, Itaquera e Mercadão das Flores, bem como três lojas localizadas nos Shoppings Light, Center 3 e Mais Shopping.

Cursos Gratuitos Prefeitura de São Paulo
empregos

Sobre Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo

O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) é um serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), da Prefeitura de São Paulo, e foi criado para incentivar as pessoas a aperfeiçoar suas habilidades para conquistar um emprego, a se reinserir no mercado de trabalho ou a colocar uma ideia em prática, sempre tendo em vista as vocações econômicas de São Paulo.

Além disso, são oferecidas vagas de emprego captadas pela Prefeitura e pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), órgão do governo federal responsável pela intermediação de mão de obra no Brasil. Por meio de vagas captadas junto a empregadores, intermedeia a mão de obra, reduzindo o tempo de espera e facilitando a colocação do trabalhador no mercado.

O serviço do Cate é gratuito e voltado para o público em geral, a partir de 16 anos. Há ainda oportunidades para jovens aprendizes, entre 14 e 24 anos.

Processo seletivo Natura está com inscrições abertas

Stellantis, Heineken, Seara, dentre outros! Confira os principais processos seletivos desta sexta

PIS/Pasep: consulta ao benefício será disponibilizada no início da semana; veja como fazer