Pitch: se você é empreendedor e tem uma ideia genial, este é o primeiro passo. Entenda

Entenda como fazer uma boa apresentação de Pitch para encontrar futuros investidores para o seu projeto

Victoria Batalha   Publicado em 02/12/2022, às 08h58 - Atualizado às 09h08

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Como empreendedor, você tem uma ideia genial, mas não sabe como fazer a apresentação para futuros investidores? Então fique atento a essas dicas que o JC Concursos vai te dar. O que você precisa fazer é um Pitch! Uma apresentação curta e direta, que tem como objetivo vender a sua ideia para um futuro investidor.

No Pitch, você precisa destacar os principais aspectos do seu negócio, como: qual problema você quer resolver, como é o mercado, o que torna sua empresa diferente e quem são os profissionais que compõem sua equipe.

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Apesar de parecer algo fácil, o Pitch envolve muitas questões, como explicar de maneira resumida sua proposta para uma audiência e como você quer aplicar o investimento arrecadado.

Três dicas de como fazer seu Pitch ser genial

Tenha seus objetivos e público definidos
Saiba quais etapas precisa seguir para o seu negócio e quanto dinheiro vai ser preciso para isso. Os investidores anjo costumam apostar em empresas que estão no início, são pessoas físicas que fazem um investimento financeiro menor.

Porém, se você precisa de uma grande quantidade de dinheiro e em pouco tempo, é melhor procurar por um Fundo de Venture Capital (VC). Esse investimento também costuma ser mais burocrático e um pouco demorado, porque possui vários investimentos de uma vez.

Esteja sempre preparado
Caso você encontre um investidor interessado, é importante saber descrever sua empresa de maneira direta, original e atrativa. Seu objetivo é tornar o investidor ainda mais curioso sobre seu projeto.

Invista em uma apresentação no Power Point ou Prezi. Além disso, conheça os tipos de Pitchs.

Tipos de Pitch

Existem vários tipos de pitch, como apresentações de 1 minuto, 3 a 5 minutos, 7 a 10 minutos e 20 minutos.

Pitch de 1 minuto: mais objetiva, aborda os pontos básicos como problema, solução, público e diferencial. Não tem material de apoio

Pitch de 3 a 5 minutos: aprofunda os dados, fala sobre a equipe e crescimento no mercado. Pode ter material de apoio, mas depende da situação.

Pitch de 7 a 10 minutos: tem um material de apoio de qualidade e fala sobre projeções financeiras.

Pitch de 20 minutos: tem que manter a atenção de quem assiste, seja criativo. Uma narrativa objetiva e intrigante Tem material de apoio.

Em resumo, o pitch é a apresentação para vender a sua ideia para um investidor, seja um investidor anjo ou VC. Quanto mais objetiva e cativante for sua ideia, mais fácil fica o retorno financeiro para o seu projeto.