Estágio no Metrô de São Paulo: saiba como se inscrever no processo seletivo para 20 vagas

O Metrô de São Paulo está com inscrições abertas para o processo seletivo de estágio, com 20 vagas para estudantes do ensino médio. Confira os requisitos, benefícios e como se candidatar

Victor Meira   Publicado em 20/12/2023, às 23h08

Divulgação

Encontram-se abertas as inscrições no processo seletivo para vagas de estágio no Metrô de São Paulo. O estágio tem duração de até dois anos, com jornada de trabalho de seis horas diárias, de segunda a sexta-feira.

Para participar do processo seletivo, é preciso:

Além disso, não podem se inscrever os candidatos que já fizeram estágio por período superior a doze meses (corridos ou intercalados) no Metrô, exceto pessoas com deficiência (Art. 11 da Lei 11.788/08).

Quais são os benefícios do estágio no Metrô de São Paulo?

Os estagiários do Metrô de São Paulo recebem os seguintes benefícios:

Quais são as atividades realizadas pelos estagiários no Metrô de São Paulo?

As atividades realizadas pelos estagiários variam de acordo com a área de atuação. Nas estações, os estagiários auxiliam pessoas com deficiência, prestam informações e orientam passageiros em filas de bilheterias, bloqueios, portões, escadas e elevadores, entre outras.

Nas áreas administrativas, os estagiários dão suporte às atividades administrativas da área, como realizar o controle de entrada e saída, digitalização e distribuição de documentos, conferência de arquivos, atendimento telefônico e recebimento de pessoas.

Como se inscrever para o estágio no Metrô de São Paulo?

As inscrições para o estágio no Metrô de São Paulo estão abertas até o dia 17 de janeiro de 2024, e devem ser feitas exclusivamente pelo site do CIEE. O processo seletivo será realizado pela internet, e consiste em uma prova online, uma entrevista e uma avaliação médica. Os candidatos aprovados serão convocados de acordo com a disponibilidade de vagas e a ordem de classificação.

+++Acompanhe as principais vagas de estágio do Brasil no JC Concursos

Estágio Metrô SP
estágios vagas de estágio

Sobre Metrô São Paulo - Companhia do Metropolitano de São Paulo

O Metrô de São Paulo é responsável pela operação das Linhas 1-Azul (Jabaquara - Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente – Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera – Palmeiras-Barra Funda) e o Monotrilho da Linha 15-Prata (Vila Prudente – Vila União), somando 64,7 km de extensão e 58 estações.

A Linha 4-Amarela é operada pela Via Quatro em regime de PPP desde 2010. Possui 11,4 km de extensão e 10 estações.

A Linha 5-Lilás passou a ser operada em regime de concessão pela Via Mobilidade em 04 de agosto de 2018. Possui 20 km e 17 estações.

Processo seletivo Natura está com inscrições abertas

Stellantis, Heineken, Seara, dentre outros! Confira os principais processos seletivos desta sexta

PIS/Pasep: consulta ao benefício será disponibilizada no início da semana; veja como fazer

Em 2017, a rede metroviária atingiu a marca de 1,3 bilhão de passageiros transportados, sendo que o Metrô de São Paulo foi responsável pelo transporte de 1,1 bilhão desses passageiros, destacando-se mundialmente pelos resultados obtidos na produção e na qualidade do serviço prestado no transporte público de passageiros sobre trilhos.

_________

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô SP) foi constituída no dia 24 de abril de 1968. As obras da Linha Norte-Sul foram iniciadas oito meses depois. Em 1972, a primeira viagem de trem foi realizada entre as estações Jabaquara e Saúde. Em 1974, o trecho Jabaquara - Vila Mariana começou a operar comercialmente.

Atualmente, o Metrô SP possui 6 linhas em operação. Ao todo, são 96 km de extensão e 85 estações. Em 2017 foram transportados 1,3 bilhão de passageiros no sistema.

O sistema está integrado à CPTM  nas estações Luz, Tamanduateí, Brás, Palmeiras-Barra Funda, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Pinheiros e Santo Amaro e aos outros modais de transporte na cidade de São Paulo.

Diariamente, a malha metroviária transporta cerca de 5 milhões de passageiros.
Em 2015 o Metrô SP ultrapassou a marca de 25,6 bilhões de passageiros transportados desde a sua inauguração em 1974, destacando-se mundialmente pelos resultados obtidos na produção e na qualidade do serviço de transporte público de passageiros sobre trilhos.