30% das demissões no Brasil foram voluntárias, revela novo estudo

Essas demissões são resultado do fenômeno The Great Resignation, onde profissionais abrem mão dos seus empregos, mesmo que bem remunerados

Victoria Batalha   Publicado em 11/10/2022, às 10h37

Freepik

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui cerca de 12 milhões de pessoas desempregadas, porém, um terço das demissões no país são voluntárias, é o que aponta um novo estudo realizado pela LCA Consultores com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Isso pode ser resultado de um fenômeno conhecido como The Great Resignation.

The Great Resignation, em tradução livre “grande renúncia” é na prática demissão de pessoas insatisfeitas com o trabalho e com o modo de vida que levam. “As pessoas estão encontrando no abrir mão do emprego e tentativa de novas experiências um caminho para buscar satisfação e felicidade”, explica Márcio Monson, fundador e CEO da Selecty.

Esse fenômeno também pode ser chamado de “bit quit” ou “great reshuffle”. Para Monson, as pessoas estão buscando sair de seus trabalhos bem remunerados e relativamente estáveis para outras atividades que trazem menos dinheiro e status, mas que geram mais felicidade.

Ainda de acordo com o CEO, esse comportamento ficou mais acentuado após a pandemia de Covid-19, que trouxe mudanças para o mercado de trabalho para diminuir a disseminação do coronavírus.

Quem são os mais afetados pelo The Great Resignation

Os cargos mais afetados pelo The Great Resignation normalmente são postos-chaves, vagas que exigem um maior qualificação profissional e outros pontos mais difíceis de serem encontrados no mercado de trabalho.

Uma maneira de conseguir reverter essa situação é combatendo a cultura tóxica dentro das empresas, como o excesso de pressão, insegurança e a falta de reconhecimento. Investir em ações em prol da saúde mental dos colaboradores também é uma alternativa.

+++ Acompanhe as principais informações sobre processos seletivos no mercado de trabalho, na editoria de Empregos do JC Concursos.