Concurso MPU: Lula veta mudança de escolaridade para carreira de técnico

Com veto, próximo concurso MPU (Minsitério Público da União) deve manter escolaridade de ensino médio para ingresso

Fernando Cezar Alves   Publicado em 29/05/2023, às 08h01 - Atualizado às 14h35

Concurso MPU: sede do MPU: Google Maps

Boa notícia para quem possui ensino médio e pretende ingressar na carreira de técnico em um próximo concurso MPU (Ministério Público da União). Acontece que o presidente Luís Inácio Lula da Silva sancionou a lei 14.591/2023, que transforma cargos do Ministério. No entanto, vetou o  dispositivo que altera a exigência da escolaridade dos técnicos de ensino médio para nível superior. A mudança havia sido aprovada pelo Senado Federal em 25 de abril.  

A Lei  transforma 23 vagas de analistas do  MPU nas seguintes carreiras:

A ateração da escolaridade dos técnicos do MPU foi sugerida por parte de emenda da deputada Erika Kokay (PT-DF) e do deputado Zeca Dirceu (PT-PR), aprovada na Câmara dos Deputados em 21 de março.

Concurso MPU: outro projeto visa transformar carreiras

Também tramita, na Câmara dos Deputados, o projeto de lei 2402/2023, do procurador Geral da República, Augusto Aras, que transforma 560 vagas efetivas do MPU (Ministério Público da União) em cargos comissionados e funções de confiança

De acordo com a proposta apresentada pelo PGR, o total de vagas do MPU que poderá ser transformado em cargos comissionados está distribuído da seguinte forma:

A proposta foi apresentada no último dia 8 de maio e ainda deve ser distribuída pelas diversas comissões da casa, que devem avaliar o projeto de lei antes de ser efetivamente votado pelo plenário.  

Segundo o PGR, a lotação das vagas comissionadas e funções de confiança deverá ser nos seguintes órgãos:

Segundo o texto apresentado pelo PGR, a transformação não deve acarretar aumento de despesas ao governo.

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores

Sobre MPU

O Ministério Público da União é um órgão formado pelo Ministério Público Federal, do Trabalho, Militar e do Distrito Federal - chefiado pelo Procurador-Geral da República.