Concurso DPE SP: definida banca para novo edital de defensor público
Concurso DPE SP (Defensoria Pública do Estado de São Paulo) é destinado a quem possui formação de nível superior em direito
Fernando Cezar Alves Publicado em 03/07/2026, às 13h02
O próximo concurso DPE SP (Defensoria Pública do Estado de São Paulo) para o cargo de defensor público já conta com banca definida. A escolhida é a Fundação Carlos Chagas (FCC). A confirmação foi feita na última quinta-feira, 2 de julho, por meio de postagem do órgão em suas redes sociais. O certame já conta com comissão organizadora formada desde 12 de junho. A escolha da empresa deve ser oficializada nos próximos dias. Após o procedimento e a assinatura do respectivo contrato poderá ser divulgada a data de publicação do edital.
A DPE SP também deve confirmar a oferta de vagas. Para concorer ao cargo é necessário possuir formação de nível superior em direito,com pelo menos três anos de atividade jurídica. Na última seleção, realizada em 2023, a remuneração inicial foi de R$ 23.144. A oferta de vagas ainda deve ser confirmada.
Como atividade jurídica, após a conclusão do bacharelado, serão considerados:
- I - da advocacia, por advogados/as e estagiários/as de direito, nos termos do artigo 1º c.c. artigo 3º, ambos da Lei Federal nº. 8.906/94 e dos artigos 28 e 29 do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia;
- II - de estágio credenciado na área da Assistência Judiciária da Procuradoria Geral do Estado ou da Defensoria Pública da União ou dos Estados;
- III - da Defensoria Pública, do Ministério Público ou da Magistratura, na qualidade de membro/a;
- IV - de estagiário/a de direito, desde que devidamente credenciado junto ao Poder Judiciário e ao Ministério Público;
- V - de estagiário/a de direito devidamente credenciado na área pública, não inserido na situação prevista no inciso I deste artigo em razão de eventual permissivo legal específico;
- VI - de cargos, empregos ou funções exclusivas de bacharel em direito; e
- VII - de cargos, empregos ou funções, inclusive de magistério superior público ou privado, que exijam a utilização de conhecimento jurídico.
VIII – o exercício de Cargo do Subquadro dos Cargos de Apoio da Defensoria Pública.
- IX – de serviço voluntário na área jurídica, nos termos da Deliberação CSDP nº 337, de 10 de março de 2017.
- X - desde que integralmente concluídos com aprovação, os cursos de pós-graduação em Direito ministrados pelas Escolas da Defensoria Pública, do Ministério Público, da Magistratura e da Ordem dos Advogados do Brasil, bem como os cursos de pós-graduação reconhecidos, autorizados ou supervisionados pelo Ministério da Educação ou pelo órgão competente.
O regulamento do certame, já publicado, prevê a isenção de taxa para quem comprovar ao menos três doações no período de 12 meses.
Também prevê a possibilidade de utilização de nome social para candidatos trans.
Concurso DPE SP: saiba como serão as provas
De acordo com o regulamento, o concurso contará com as seguintes etapas:
- três provas escritas
- avaliação oral
- análise de títulos
A primeira prova contará com 88 questões objetivas, versando sobre:
- a) Direito Constitucional;
- b) Direito Administrativo e Direito Tributário;
- c) Direito Penal;
- d) Direito Processual Penal;
- e) Direito Civil e Direito Empresarial;
- f) Direito Processual Civil;
- g) Direitos Difusos e Coletivos;
- h) Direito da Criança e do Adolescente;
- i) Direitos Humanos;
- j) Princípios e Atribuições Institucionais da Defensoria Pública do Estado;
- k) Filosofia do Direito e Sociologia Jurídica
A segunda prova escrita contará com:
I – 2 (duas) questões dissertativas sobre as matérias:
- a) Direito Constitucional;
- b) Direito Penal;
- c) Direitos Difusos e Coletivos;
- d) Direito da Criança e do Adolescente.
II – 1 (uma) peça judicial, conforme o programa de Direito Processual Civil, com base em problemas envolvendo, no que diz respeito ao aspecto material, a quaisquer temas relativos às matérias previstas nos artigos 14 e 15 desta Deliberação, dispensando a aplicação de questão dissertativa sobre a matéria processual.
Já a terceira prova contará com:
I – 2 (duas) questões dissertativas sobre as matérias:
- a) Direitos Humanos;
- b) Direito Civil;
- c) Princípios e Atribuições Institucionais da Defensoria Pública do Estado;
- d) Filosofia do Direito e Sociologia Jurídica.
II – 1 (uma) peça judicial, conforme o programa de Direito Processual Penal, com base em problemas envolvendo, no que diz respeito ao aspecto material, a quaisquer temas relativos às matérias previstas nos artigos 14 e 15 desta Deliberação, dispensando a aplicação de questão dissertativa sobre a matéria processual.
Veja publicação
Saiba como foi a última seleção
O último concurso DPE SP para defensor ocorreu em 2023, quando foram oferecidas 70 vagas. A banca organizadora foi a Fundação Carlos Chagas (FCC).
A prova objetiva foi composta de 88 questões, versando sobre as seguintes disciplinas:
- a) Direito Constitucional;
- b) Direito Administrativo e Direito Tributário;
- c) Direito Penal;
- d) Direito Processual Penal;
- e) Direito Civil e Direito Empresarial;
- f) Direito Processual Civil;
- g) Direitos Difusos e Coletivos;
- h) Direito da Criança e do Adolescente;
- i) Direitos Humanos;
- j) Princípios e Atribuições Institucionais da Defensoria Pública do Estado;
- k) Filosofia do Direito e Sociologia Jurídica
A Segunda Prova Escrita compreendeu 8 questões dissertativas e 1 Peça Judicial, sobre:
- Direito Constitucional 2 questões 5,00 ponto cada
- Direito Penal 2 questões 5,00 ponto cada
- Direitos Difusos e Coletivos 2 questões 5,00 ponto cada
- Direito da Criança e do Adolescente 2 questões 5,00 ponto cada
Conforme programa de Direito Processual Civil, com base em problemas envolvendo, no que diz respeito ao aspecto material, a quaisquer matérias constantes no Anexo II do Edital. 1 Peça Judicial 10,00 pontos
Já a terceira Prova Escrita compreendeu 8 (oito) questões dissertativas e 1 (uma) Peça Judicial, sobre as seguintes matérias:
- Direitos Humanos 2 questões 5,00 ponto cada 4h30
- Direito Civil 2 questões 5,00 ponto cada
- Princípios e Atribuições Institucionais da Defensoria Pública do Estado 2 questões 5,00 ponto cada
- Filosofia do Direito e Sociologia Jurídica 2 questões 5,00 ponto cada
Conforme programa de Direito Processual Penal, com base em problemas envolvendo, no que diz respeito ao aspecto material, a quaisquer matérias constantes no Anexo II do Edital. 1 Peça Judicial 10,00 pontos
concursos concursos 2026 concursos sp (são paulo) provas anterioresSobre DPE SP - Defensoria Pública do Estado de São Paulo
Com unidadades instaladas em mais de 40 cidades, a Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPE SP) oferece à população orientação jurídica gratuitamente, além de atuar na promoção dos direitos humanos e na defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos.