Veja sanções para quem não declarar o imposto de renda 2022; prazo acaba terça (31)

A Receita Federal orienta que os cidadãos não deixem para enviar a declaração do imposto de renda 2022 em cima da hora para não correr o risco de deixar de cumprir a obrigação e ser penalizado

MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR   Publicado em 29/05/2022, às 11h25

Divulgação

Os contribuintes ganharam prazo extra de um mês para declarar o imposto de renda 2022, mas o período estendido encerra em dois dias, na próxima terça-feira, 31 de maio de 2022. A Receita Federal orienta que os cidadãos não deixem para enviar a declaração do imposto de renda 2022 em cima da hora. Caso ocorra alguma instabilidade no site por muito acesso simultâneo dos atrasados é possível que a declaração não seja entregue e, nesse, caso o cidadão será penalizado.

A sanção é a aplicação de multa de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20%. A quantia mínima da multa é de R$ 165,74. Quem for multado terá até 30 dias para quitar o débito e, caso não o faça, incidirão juros de mora (taxa Selic). Para as declarações com direito à restituição, se a multa não for paga dentro do vencimento, ela será deduzida (descontada), com os respectivos acréscimos legais (juros), do valor do imposto a ser restituído.

A Receita Federal informou que até às 16 horas desta sexta-feira (27) haviam sido entregues um total 28.880.296 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022. A expectativa é que 34.100.000 declarações sejam enviadas até final do prazo. Veja quem precisa informar os ganhos obtidos em 2021 à Receita Federal para não cair na malha fina:

+Prêmio da Mega-Sena acumula em 120 milhões; prazo para próxima aposta será menor

Como declarar o imposto de renda 2022?

Existem três opções para realizar o procedimento. São elas:

Como evitar erros na hora de declarar?

A grande novidade deste ano que pode resultar na diminuição de erros e omissões é a declaração pré-preenchida do imposto de renda 2022, que exige conta Gov.br prata ou ouro. Nesse modelo, o contribuinte recebe um formulário com dados de declarações enviadas por empresas, instituições financeiras, imobiliárias e médicos, cabendo apenas conferir os dados, sem precisar preencher tudo manualmente.

Confira as principais dicas para evitar erros:

+Auxílio Brasil volta a ser pago nesta segunda (30); confira quem recebe

Cronograma de restituição do IRPF

A Receita já liberou a consulta ao 1º lote de restituição do imposto de renda 2022. Quem pagou mais imposto do que deveria em 2021 vai receber o excedente a partir da próxima terça-feira, 31 de maio. Para conferir se será contemplado agora, basta acessar a página da Receita na internet, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição".

As datas de pagamento já foram divulgadas:

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no site JC Concursos.

Sociedade Brasil