Vale Gás volta a ser depositado em abril: confira o calendário completo de pagamento

O Vale Gás volta a ser pago nesta sexta-feira, 14 de abril. Mais de 5,5 milhões de pessoa devem embolsar a ajuda financeira, destinada à compra do botijão de cozinha de 13 Kg.

Mylena Lira   Publicado em 12/04/2023, às 19h34

Divulgação

O Vale Gás volta a ser pago nesta sexta-feira, 14 de abril. Mais de 5,5 milhões de pessoa devem embolsar a ajuda financeira, destinada à compra do botijão de cozinha de 13 Kg. Diferentemente do Bolsa Família, o auxílio gás não é depositado todo mês, mas sim bimestralmente.

Originalmente, o benefício repassa 50% do valor médio do botijão. Porém, o presidente Lula conseguiu aprovar o pagamento de 100% do preço do produto para o ano de 2023. Têm direito a receber apenas as famílias de baixa renda, que têm dificuldades para arcar com o custo desse item - indispensável para o preparo dos alimentos.

É preciso atender, cumulativamente, às seguintes condições para usufruir do auxílio:

O programa foi criado em 2021, em meio à pandemia da covid-19, como parte das medidas de proteção social adotadas pelo governo para minimizar os impactos econômicos da crise sobre as famílias e é gerido pelo Ministério do Desenvolvimento Social atualmente.

+Teve o Bolsa Família bloqueado em abril? Saiba como voltar a receber o benefício

Calendário de pagamento do Auxílio Gás

O pagamento do Vale Gás é feito seguindo o mesmo cronograma do Bolsa Família, de acordo com o Número de Identificação Social (NIS). Os depósitos começam no dia 17 e seguem até o dia 30.

+Trabalhadora será indenizada em R$ 10 mil após demissão por homofobia no trabalho

Como sacar o Vale Gás?

O Auxílio Gás pode ser sacado com os mesmos cartões e as mesmas senhas do Auxílio Brasil, que voltou a se chamar Bolsa Família neste ano, em lotéricas, terminais de autoatendimento e correspondentes bancários Caixa Aqui. O benefício também pode ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, pois o dinheiro é depositado na conta poupança digital, criada pela Caixa Econômica Federal automaticamente.

O interessado, porém, precisa ficar atento ao prazo para usar o auxílio: 120 dias após a data do pagamento. Depois disso, a grana volta para a conta do governo. Quem tiver dúvidas sobre a situação do benefício pode fazer uma consulta nos aplicativos Caixa Tem e Auxílio Brasil ou ligar para a central de atendimento da Caixa, no número 111. Caso tenha dúvidas sobre o cadastro ou sobre o pagamento, o cidadão pode ligar para o Ministério do Desenvolvimento, no telefone 121.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Sociedade Brasil