Vaga de emprego para pessoa com deficiência: feira online oferta 9 mil oportunidades

Saiba como participar da 4ª edição da feira online "Inclui PcD", que terá uma novidade neste ano para quem está em busca de vaga de emprego

Mylena Lira   Publicado em 06/09/2023, às 20h10

Divulgação

A quarta edição da "Inclui PcD," a feira de empregabilidade dedicada às pessoas com deficiência, está prestes a iniciar, trazendo uma ótima oportunidade para aqueles em busca de oportunidades profissionais inclusivas. A meta da 4ª Inclui PcD é oferecer 9 mil vagas de emprego, que devem ser inscritas pelas empresas até o próximo dia 15. 

O evento, que ocorrerá de 20 a 22 deste mês, já contabiliza 3.500 vagas em empresas de renome, incluindo:

A "Inclui PcD" foi criada em comemoração ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, e é organizada pela startup Egalite, especializada na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A feira tem como objetivo criar uma conexão eficaz entre profissionais PcDs e empregadores, promovendo inclusão e capacitação.

+Novo programa do Governo Federal oferece preparação para concurso público de graça

Saiba como participar

Não é preciso sair de casa para conseguir uma oportunidade profissional. Isso porque a feira "Inclui PcD" é online. Para participar, candidatos e empresas, precisam efetuar cadastro no site https://incluipcd.com.br/. Empresas interessadas têm até o próximo dia 15 para inscrever suas vagas, enquanto as PcDs podem se inscrever durante todo o período da feira.

Uma novidade em 2023 é que a plataforma, que será lançada oficialmente durante o evento, vai permitir a busca de vaga de emprego e que as empresas contratem PcDs durante todo o ano, não se limitando apenas ao período da feira online. Além disso, ao longo da feira, os candidatos terão acesso a diversas capacitações gratuitas ministradas por especialistas, que também podem ser acompanhadas pelo site.

O fundador da startup Guilherme Braga expressa otimismo em relação às metas da feira deste ano: "Ontem, estava em 2.500, já foi para 3.500, e a gente tem a expectativa de finalizar esta semana com mais de 5 mil vagas. O engajamento vai crescendo à medida que a feira se aproxima." Até o momento, 504 empresas já se cadastraram.

Braga ressalta que a ideia de inclusão está amadurecendo nas empresas brasileiras: "A gente vê, ano a ano, o número de inclusões aumentar. Claro que o ritmo poderia ser mais acelerado, mas hoje existem mais de 5 mil pessoas com deficiência no mercado formal de trabalho".

+Leite integral e mais cinco produtos em queda na cesta básica de alimentos

Origem da iniciativa

A iniciativa surgiu em 2020, em meio à pandemia da COVID-19, quando as oportunidades de emprego para pessoas com deficiência foram significativamente reduzidas. Naquele ano, a base de dados da Egalite contava com 50 mil candidatos.

O resultado foi altamente positivo, com mais de 5 mil vagas ofertadas no primeiro ano e a participação de mais de 200 empresas. Agora, a "Inclui PcD" se prepara para sua quarta edição com um objetivo ainda mais ambicioso: oferecer 9 mil vagas de emprego para pessoas com deficiência.

A Egalite, criada em 2010, já capacitou e empregou mais de 14 mil pessoas com deficiência em todo o país. Em 2017, a empresa foi a primeira do Brasil a receber o Global Grand Challenges Awards (Prêmio Grandes Desafios Globais) e foi considerada uma das dez startups mais atrativas do Brasil, de acordo com o ranking das 100 Open Startups.

+++Acompanhe as principais notícias no JC Concursos.

Sociedade Brasil