Twitter adota política que limita alcance de publicação copiada; entenda

A nova regra do Twitter pode afetar diretamente bots e perfis que aderem à prática. A medida começou a valer na terça-feira (10); veja como funciona

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br   Publicado em 11/05/2022, às 17h27

Divulgação

O Twitter adotou uma nova política para combater a disseminação de conteúdo duplicado e spam na plataforma. Postagens com trechos de texto ou uma série de imagens copiadas e coladas de outra postagem terão menos alcance a partir de agora. A medida começou a valer na terça-feira (10).

“Embora seja uma tática para propagar uma mensagem que pode ter vários propósitos, a prática pode ser perturbadora para a experiência das pessoas no Twitter”, escreveu a empresa. No comunicado, o Twitter se referiu à prática como "copypasta" e a vinculou a tentativas de vários usuários de copiar o conteúdo da fonte original e compartilhá-lo amplamente.

Certos Tweets são para todo mundo, enquanto outros são apenas para os seletos. Você decide! A Roda do Twitter permite adicionar até 150 pessoas que receberão Tweets exclusivos quando você quiser falar com um público reduzido. Disponível em versão teste, para alguns de vocês. pic.twitter.com/a6GCW1TMAL

— Twitter Seguro 🇧🇷 (@TwitterSeguroBR) May 3, 2022

 

Segundo a empresa, a nova política foi projetada para ajudar as pessoas a encontrar informações confiáveis ​​e autênticas na plataforma e promover um “discurso público saudável”.

+++Gol e Avianca anunciam fusão e criam o Grupo Abra; veja detalhes

Nova regra do Twitter pode afetar bots e perfis que aderem à prática

Esse conteúdo repetitivo também pode ser usado para amplificar artificialmente informações, suprimir uma mensagem ou até mesmo manipular tendências online, explica o Twitter.

Continuar com a prática não resultará na exclusão desses tweets ou na suspensão das contas desses usuários. De acordo com a plataforma, o conteúdo postado via “copypasta” só sofrerá com um limite de alcance. Como resultado, esses tweets não aparecerão nos resultados de pesquisa ou para contas que não seguem o autor do tweet. Mas os usuários que seguem o perfil ainda poderão ver o conteúdo que foi duplicado.

Contas que usam automação (chamados bots) para postar conteúdo duplicado podem ser removidas ou suspensas. Contas com resultados majoritariamente "copypasta" também podem ser afetadas pela nova política.

O Twitter esclareceu ainda que não considera "copypasta" quando os usuários retweetam ou copiam e colam conteúdo existente e adicionam seus próprios comentários ou reações à postagem.

Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil