Três capitais do Nordeste recebem tecnologia 5G nesta segunda (5); saiba mais

Operadoras de telefonia Claro, Tim e Vivo começaram a ativar nesta segunda-feira (5) o sinal 5G para três capitais do Nordeste; saiba detalhes

Jean Albuquerque   Publicado em 05/09/2022, às 16h08

Canva - Tecnologia 5G

Mais três capitais recebem a tecnologia de quinta geração, o 5G, nesta quinta-feira (5). As operadoras de telefonia móvel começaram a ativar o sinal para as cidades do Nordeste Fortaleza (CE), Natal (RN) e Recife (PE). Saiba mais. 

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem concedido gradualmente o aval para o início gradual das operações. No caso das capitais, a autorização foi anunciada na última quinta-feira (1). De acordo com as regras, as empresas de telefonia Claro, Tim e Vivo deverão ativar 102 estações de 5G em Fortaleza; 63 no Recife e 33 em Natal até 28 de novembro. 

A avaliação do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções Para os Problemas de Interferência (Gaispi) é de que as capitais atendem aos requisitos mínimos necessários para liberar a faixa de 3,5 GHz, como a realização de testes preliminares para identificar e sanar a possibilidade de que sinais 5G possam afetar a recepção por antenas parabólicas domésticas e até mesmo sistemas profissionais, como sinais de satélite transmitidos em frequências adjacentes. 

++++ Bolsonaro veta saque em dinheiro do vale-alimentação aprovado pelo Congresso; E agora?

Até o momento, 12 capitais receberam o sinal 

Outras doze capitais, até o momento, já receberam o sinal: Brasília (DF); Belo Horizonte (MG); Curitiba (PR); Florianópolis (SC); Goiânia (GO); João Pessoa (PB); Palmas (TO); Porto Alegre (RS); Rio de Janeiro (RJ); Salvador (BA); São Paulo (SP) e Vitória (ES).

O cronograma inicial de ativação do 5G no Brasil prevê que o sinal inicial estará disponível em todo o país no final de setembro, mas na primeira quinzena de agosto, com base nas recomendações do Gaispi, e devido a atrasos na importação de equipamentos, a Anatel prorrogou o prazo para dois meses. Assim, em outras 12 capitais onde o serviço ainda não está disponível, as empresas terão até 27 de novembro para conectar sites e começar a entregar sinais 5G.

Listamos aparelhos compatíveis com a nova tecnologia, confira clicando aqui

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil