Tem direito e ainda não recebeu a restituição do IR 2022? Saiba o que fazer

Contribuintes ainda podem receber os lotes anteriores da restituição do Imposto de Renda 2022 caso tenham direito; Saiba como realizar procedimento

Jean Albuquerque   Publicado em 14/09/2022, às 11h51

Agência Brasil - Restituição do Imposto de Renda

O último pagamento da restituição do Imposto de Renda 2022 será realizado no dia 30 de setembro, no entanto ainda tem muitos brasileiros que podem receber e o dinheiro ainda não caiu na conta. Se você é um deles, acompanhe este post para saber o que fazer. 

Ainda não foi liberada a consulta ao 5º lote, que tradicionalmente acontece uma semana antes do pagamento, mas os contribuintes podem saber se tem dinheiro para receber nos lotes anteriores. 

No 4º lote pago no último dia 31 de agosto, a Receita Federal realizou depósitos para 4,46 milhões de contribuintes, com um valor somado de R$ 6 bilhões. Parte dos recursos liberados foram para quem tem prioridade legal, como pessoas com idade a partir de 60 anos; contribuintes com algum tipo de deficiência física ou mental ou moléstia grave; e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

+ Período eleitoral pode abrir concursos públicos? Entenda a lei

Tem direito e não recebeu? Saiba o que fazer 

O correntista do Banco do Brasil pode agendar o crédito dos valores, caso tenha direito a restituição e não recebeu, por meio do portal do BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Os valores das restituições são depositados na conta corrente que foi informada durante o preenchimento da declaração. Caso o crédito não esteja na sua conta corrente no prazo estipulado para o recebimento, os valores ficarão disponíveis em até um ano no Banco do Brasil.

Calendário da restituição 

Como consultar a restituição? 

Para ter acesso a consulta aos valores da restituição, os contribuintes devem realizar alguns procedimentos. Veja o passo a passo:

Neste caso, a página dará informações para a realização da consulta  e os canais para a prestação de serviço, além da possibilidade de uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessando o Portal e-CAC. 

Caso o contribuinte identifique alguma dependência na declaração, poderá corrigir as informações que estejam equivocadas. A consulta também poderá ser realizada por meio de aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar as bases de dados da Receita Federal informações sobre liberação das restituições e situação cadastral no CPF.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil